Por Redação - 18/06/2017
Do Sentimento de Impunidade à Banalização da Extrema Ratio, de Carlos Hélder Mendes é mais uma obra publicada pela Editora Empório do Direito.
Confira a descrição da obra, escrita por Alexandre Morais da Rosa:
“A constatação do livro que segue, decorrente do sentimento de impunidade e que gera, como consequência, não necessária, a banalização da prisão cautelar, demonstra que o exercício da função de garantia, típica de regimes democráticos – que deveria ser exercida por magistrados que agiriam em nome do Estado e, assim, de maneira imparcial –, passou a ser, em alguma medida, policialesca. A conclusão não é novidade. O diferencial, todavia, é a demonstração por pesquisa de campo da veracidade da hipótese.
O livro pode nos servir de convite à reflexão. Todavia, reconhecer os erros, realinhar as ações, não é tarefa para qualquer um, mas somente para quem assume a responsabilidade por seus atos, no caso, a prisão preventiva em abusividade. A prisão cautelar é democrática; o abuso contemporâneo é uma espécie de extermínio do qual somos todos – todos, mesmo – responsáveis. Inexistem almas belas (Hegel). Cada um que preste contas de suas ações. E Carlos Hélder Carvalho Furtado Mendes está de parabéns. Boa leitura”.
Carlos Hélder Mendes é Bacharel em Direito pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB. Pós-graduando em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera-Uniderp/LFG. Executou o projeto de pesquisa intitulado: ‘‘Fundamentos e Limites Constitucionais do Direito Penal», financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão - FAPEMA (2014), orientado pelo Prof. Dr. Aury Lopes Jr. PUC-RS) e pelo Prof. Me. Cleopas Isaías Santos (UNDB). Desenvolve pesquisas com ênfase nas áreas de Direito Penal e Processual Penal. Advogado Criminalista. Membro da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados do Maranhão.
Para garantir seu exemplar, acesse aqui.
Tem interesse em publicar seu livro????
Entre em contato através do email: editora@emporiododireito.com.br
Confira nossas publicações aqui.