A Súmula Vinculante de número 45, fala sobre o Tribunal do Júri.
Enunciado da Súmula Vinculante 45: "A competência constitucional do Tribunal do Júri prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido exclusivamente pela Constituição Estadual."
Também é conhecida como competência ratione personae ou foro privilegiado. O pretório excelso há muito tempo, entende que a competência do foro especial por prerrogativa de função estabelecido na Constituição Federal prevalece sobre a competência do Tribunal do Júri, no julgamento dos crimes dolosos contra a vida. 5º, XXXVIII da CF ), a regra especial do foro especial ratione personae determinada na Constituição Federal, afasta a regra geral do Júri. Todavia, se o foro especial por prerrogativa de função for estabelecido “ exclusivamente ” na Constituição Estadual, neste caso, esta regra não poderá prevalecer sobre a competência constitucional do Júri ( art. “ A competência constitucional do tribunal do júri prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido exclusivamente pela Constituição Estadual ”. Súmula 721 – “ A competência constitucional do Tribunal do Júri prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido exclusivamente pela Constituição estadual.
Imagem Ilustrativa do Post: Pequeno mosaico de cubos ou prédios vistos do alto. // Foto de: Cícero R. C. Omena // Sem alterações
Disponível em: https://www.flickr.com/photos/10015563@N03/12826369975
Licença de uso: https://creativecommons.org/publicdomain/mark/2.0/