Título: A Efetivação do Direito Social à Educação
Autor: Newton César Pilau
Código de Barras: 9786586093650
Páginas: 254
Valor: R$ 105,00
ISBN: 9786586093650
O Direito Social à Educação na Primeira Infância no Brasil tem como ponto de partida a Idade moderna e da superação do Estado de Direito, ao reconhecer o ressurgimento do republicanismo como alicerce da construção do Estado Democrático de Direito e Social, que utiliza a federação para a concretude dos direitos fundamentais voltados a criança e ao adolescente. Apresenta cases internacionais e a estrutura internacional dos Tratados Internacionais referentes à Criança e ao Adolescente, dividindo-os em declarações e normas jurídicas que merecem reconhecimento na Sociedade Internacional e nos Estados internamente, quando normas cogentes. Entres estas, destacamse a Declaração dos Direitos da Criança de 1989, o Pacto sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais de 1966 e a Convenção dos Direitos da Criança de 1989. Explicita os direitos infanto-juvenis na CRFB/1988, do Estatuto da Criança e do Adolescente e as normativas do plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual que representam o suporte orçamentário para a efetivação dos direitos. Por derradeiro, destaca os aspectos conceituais da doutrina da proteção integral, do interesse superior da criança e as teorias do protecionismo, liberalismo e protecionismo renovado que foi reconhecida pela Convenção dos Direitos da Criança de 1989. Assevera ainda pela superação das gerações ou dimensões de direitos, ao valorizar a declaração dos direitos humanos emergentes e a cidadania cosmopolita. Por derradeiro ressalta o exemplo espanhol e a decisão do Supremo Tribunal Federal que revela o dever estatal em efetivar pela via municipal o Direito Social à Educação na Primeira Infância.
Título: A Efetivação do Direito Social à Educação
Autor: Newton César Pilau
Código de Barras: 9786586093650
Páginas: 254
Valor: R$ 105,00
ISBN: 9786586093650
AGRADECIMENTOS . 11
INTRODUÇÃO . 13
CAPÍTULO 1
A ESTRUTURA POLÍTICA DO ESTADO REPUBLICANO PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO SOCIAL À PRIMEIRA INFÂNCIA . 17
1.1 DO ESTADO DE DIREITO À CONSTITUIÇÃO ECONÔMICA PARA EFETIVIDADE DOS DIREITOS SOCIAIS 17
1.2 DA REPÚBLICA À CIDADANIA ATIVA COMO REFERENTES PARA A CONSTRUÇÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E SOCIAL . 32
1.3 DO FEDERALISMO AO FEDERALISMO ASSIMÉTRICO COMO INSTRUMENTO DE EFETIVIDADE DE DIREITOS 44
1.4 OS DIREITOS FUNDAMENTAIS COMO ALICERCE DE EFETIVIDADE DO DIREITO SOCIAL À EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA . 57
CAPÍTULO 2
A PROTEÇÃO DOS DIREITOS INFANTOJUVENIS NA ESFERA INTERNACIONAL COMO ESTRUTURA BASILAR PARA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA . 79
2.1 A EVOLUÇÃO INTERNACIONAL DA PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE E A PRIMEIRA INFÂNCIA . 79
2.1.1 A Declaração dos Direitos do Homem e o Cidadão de 1789 . 80
2.1.2 Declaração de Genebra de 1924 . 82
2.1.3 Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 . 85
2.1.4 A Declaração dos Direitos da Criança de 1959 . 90
2.2 A PROTEÇÃO JUS COGENS DOS DIREITOS INFANTOJUVENIS NA ESFERA INTERNACIONAL . 95
2.2.1 Pactos Internacionais de Direitos Humanos de 1966 . 97
2.2.1.1 O Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais de 1966 . 100
2.2.2.2 Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos de 1966 . 109
2.2.3 Convenção Americana de Direitos Humanos de 1969 . 112
2.2.4 A Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança de 1989 115
2.3 AS DIFERENTES CONCEITUAÇÕES JURÍDICAS ENTRE
DECLARAÇÕES E NORMAS DE DIREITO INTERNACIONAL 137
2.4 EXEMPLOS DA ATUAÇÃO INTERNACIONAL EM DEFESA DOS
DIREITOS INFANTOJUVENIS . 139
2.4.1 A Espanha e o Observatório da Infância . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 141
2.4.2 A República do Chile e o Direito Social à Educação . . . . . . . . . . 142
2.5 CÚPULAS MUNDIAIS DA INFÂNCIA E OBJETIVOS DO
MILÊNIO . 143
CAPÍTULO 3
AS NORMAS DE ORIGEM NACIONAL COMO INSTRUMENTOS À
EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS 149
3.1 DIREITOS INFANTOJUVENIS NA CONSTITUIÇÃO DA
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 . 149
3.1.1 Direitos Infantojuvenis nos Princípios Fundamentais da
CRFB/1988 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 150
3.1.2 Direitos Infantojuvenis nos Direitos e Garantias Fundamentais
da CRFB/1988 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 152
3.1.3 Direitos Infantojuvenis na Ordem Econômica e Social da
CRFB/1988 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 154
3.2 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (LEI Nº 8069
DE 13 DE JULHO DE 1990) . 161
3.3 NORMAS JURÍDICAS ORÇAMENTÁRIAS E O CARÁTER
DIRETIVO DO DIREITO SOCIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA . 168
CAPÍTULO 4
A EFETIVIDADE DO DIREITO SOCIAL À EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA
INFÂNCIA NO BRASIL 175
4.1 A CRIANÇA COMO SUJEITO DE DIREITOS DESDE O
NASCIMENTO (DIREITO SOCIAL À EDUCAÇÃO NA
PRIMEIRA INFÂNCIA) . 175
4.2 O PROTECIONISMO, O LIBERALISMO E O PROTECIONISMO
RENOVADO . 178
4.3 Vetores Basilares e Conceituais de Efetividade dos Direitos
Infantojuvenis no Estatuto da Criança e do Adolescente . . . . . . . . . . . 181
4.4 A SUPERAÇÃO DAS GERAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS E
OS NOVOS DIREITOS HUMANOS EMERGENTES 197
4.5 A RUPTURA CONCEITUAL DO CONCEITO TRADICIONAL DE
CIDADANIA E A CIDADANIA COSMOPOLITA 200
4.6 O EXEMPLO DO DIREITO SOCIAL À EDUCAÇÃO NA
PRIMEIRA INFÂNCIA NA ESPANHA . 206
4.7 O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E A RESPONSABILIDADE
OBJETIVA DO ESTADO NA EFETIVAÇÃO DO DIREITO
SOCIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA NO BRASIL . 208
CONCLUSÕES 219
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 237
ROL DE CATEGORIAS 245
Introdução aos Fundamentos do Direito Processual Penal, 2ª edição
Pareceres Criminais em Segundo Grau
Overruling Superação do Precedente no Direito Brasileiro
O Dano Reflexo e sua Legitimidade Ativa