Livro “Identidade, Significado e Imagem do Desvio: Uma (Re)Leitura do Fenômeno das Torcidas Organizadas a partir da Criminologia Cultural”, de Mateus Vieira da Rosa

04/06/2016

Por Redação - 04/06/2016

Uma das publicações da Editora Empório do Direito é o livro “Identidade, Significado e Imagem do Desvio: Uma (Re)Leitura do Fenômeno das Torcidas Organizadas a partir da Criminologia Cultural”, do autor Mateus Vieira da Rosa.

Confira a Descrição do livro abaixo:

Propõe a analisar o fenômeno das torcidas organizadas no contexto social brasileiro, assim como o envolvimento de tais grupos em episódios de violência e a resposta social, das autoridades públicas e do corpo midiático a tais eventos na construção de uma política de segurança pública.

Para tanto, faz-se uma abordagem a partir do paradigma da criminologia cultural. Esta se notabiliza pela presença de relevante dimensão cultural na observação do crime e seu controle. Desenvolve-se no contexto da modernidade recente, marcada pela fragmentação social e um contínuo processo de exclusão. O crime é observado em sua fenomenologia, com a compreensão das sensações e emoções que fazem a experiência criminosa tão atrativa a seus praticantes, procura-se problematizar a representação do crime pela mídia, com a consequente formação de loops e espirais de significados. Fazendo uso dos conceitos trazidos pela criminologia cultural, e tomando em conta a complexa realidade das torcidas, parte-se para uma causalidade dos atos de violência a partir de dois caminhos.

No primeiro, a violência é interpretada pelo prazer e excitação que gera nos indivíduos que a vivenciam; paralelamente, não obstante, a violência também pode ser visualizada como ato comunicativo. É percebido, ainda, que a constatação de um grande número de casos de violência envolvendo confrontos entre torcidas organizadas, e que geram acentuada quantidade de mortes, acarreta em intensa reação por parte da mídia, gerando um pânico moral, e que se perfectibiliza em um processo de marginalização da subcultura desviante. Como resposta a essa ameaça à sociedade, uma política repressora é posta em prática, mas que culmina por agravar a situação, em uma espécie de espiral de amplificação do desvio. Ressalte-se, enfim, na necessidade de novas abordagens para a problemática da violência no futebol, com a superação de um modelo repressivo instaurado e adoção de práticas de resolução pacífica de conflitos.


MateusO autor

Mateus Vieira da Rosa é Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Intercambista na Facoltà di Giurisprudenza da Università degli Studi di Padova (Pádua, ITA), com ênfase em Diritto Costituzionale, Diritto Penale e Diritto Penale Militare e Internazionale (2012-2013). Experiência na área criminal. E-mail: mateusvrosa@gmail.com.


Para garantir seu exemplar da obra, acesse aqui. mateus
Tem interesse em publicar seu livro???? Entre em contato através do email: editora@emporiododireito.com.br Confira nossas publicações aqui 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura