UMA HOMENAGEM MERECIDA QUE NOS COMOVE MUITO. A MINHA FALECIDA FILHA ELIETE AGORA É NOME DE RUA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

05/01/2021

ELIETE, com garra e denodo, sempre lutou pelos pobres e eles lutaram para eternizar, em seu bairro residencial, a incansável e diligente defensora. Ela jamais será esquecida ...

Vejam no Google Maps: "Rua Eliete Costa Silva Jardim"

https://www.google.com.br/.../data=!3m7!1e1!3m5...

Passamos mais um ano sem a Eliete e essa comovente música vai dedicada à sua memória:

https://www.youtube.com/watch?v=_hi4r3XYxvk

BREVE E RESUMIDA BIOGRAFIA DE ELIETE COSTA SILVA JARDIM.

Eliete Costa Silva Jardim nasceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de fevereiro de 1980, sendo filha de Afranio Silva Jardim e Elyeth Costa Silva Jardim, ambos aposentados do Ministério Público Estadual.

Em 16 de agosto de 2014, Eliete, prematuramente, faleceu, dias após uma cirurgia sem muita gravidade. Deixou um casal de filhos muito pequenos e grande dor para todos que com ela conviveram.

Ela mantinha longa união estável com o pai de seus filhos, o Dr.Marcelo Martins Evaristo da Silva, juiz de direito na capital do Estado.

Eliete estudou no Colégio Marista São José e formou-se em Direito na Faculdade Cândido Mendes (Centro). Concluiu o curso de teatro na Casa das Artes de Laranjeiras – CAL. Fez curso de Inglês e Espanhol.

Eliete era Defensora Pública no Estado do Rio de Janeiro, após disputado concurso público, no qual obteve o primeiro lugar. Antes exercia o relevante cargo de membro do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas do E.R.J., obtido também após brilhante concurso.

Por seu destaque como Defensora Pública, Eliete foi homenageada, pela respectiva Instituição, tendo a sala do seu Conselho Superior recebido o seu nome.

Ainda, em sua homenagem, foi instituído também um prêmio com seu nome para quem apresentasse anualmente um estudo ou trabalho de relevância para a Defensoria Pública.

De forma inédita, Eliete fora eleita pelos seus pares para tal Conselho Superior, sendo, na época, Defensora Pública Substituta.

Eliete Costa Silva Jardim desempenhou a função de Defensora Pública em várias Comarcas do Estado do Rio de Janeiro e estava atuando, como titular, no Tribunal de Júri da Comarca de Queimados, quando veio a falecer.

Antes de assumir os órgãos de atuação acima mencionados, Eliete se destacou no conhecido “Núcleo de Terras”, defendendo o direito de habitação de pessoas economicamente vulneráveis ou carentes, tendo obtido inúmeras medidas judiciais em prol destes necessitados.

Por derradeiro, cabe ressaltar que a filha Eliete foi quem primeiro sustentou, em excelente e longo trabalho escrito, que não mais caberia ao Ministério Público apelar em face de absolvição genérica pelo Tribunal do Júri. Tal tese, restou acolhida pelo Supremo Tribunal Federal. Vejam:

(https://emporiododireito.com.br/leitura/tribunal-do-juri-cinco-anos-sem-a-filha-eliete-costa-silva-jardim-cinco-anos-para-que-a-sua-tese-sobre-o-tribunal-do-juri-fosse-acolhida-pelo-supremo-tribunal-federal)

O mais importante de tudo é que Eliete era uma grande pessoa humana, inteligente, generosa, com grande senso de justiça e mãe apaixonada.

Eliete Costa Silva Jardim

 

 

Imagem Ilustrativa do Post: the heavens at sea // Foto de: John Valentine II // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/oyster_collector/2395017468/

Licença de uso: https://creativecommons.org/publicdomain/mark/2.0/

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura