Sugestão: cinco indicações de literatura jurídica

26/02/2017

Por Andressa Darold - 26/02/2017

Apresentamos uma lista de livros que prometem agradar estudantes de Direito e pessoas interessadas nesta área.

Confira nossas dicas de literatura jurídica:

1- Culpa 

"Von Schirach, renomado advogado, baseia-se em sua vasta experiência em tribunais para escrever contos, pequenas peças nas quais o foco são os crimes cometidos e a culpa, ou a ideia de culpa, decorrente de atos de moral, no mínimo, questionável. Em seus relatos rápidos, porém densos, o autor cria em cima da vida real, fazendo literatura da mais alta qualidade."

Autor: Ferdinand von Schirach Editora: Record 2- O Advogado Capa do livro O Advogado

"Michael investigou e descobriu tratar-se de um doente mental, um veterano de guerra, há muitos anos entrando e saindo de abrigos para os sem-teto. Pesquisou um pouco mais e desvendou um terrível segredo, que, curiosamente, estava relacionado com a empresa onde ele trabalhava, a poderosa Drake & Sweeney.

O que leva Michael a dar uma guinada radical na vida: deixa a firma e decide ser advogado dos sem-teto. Mas leva com ele um arquivo ultra-secreto. São documentos altamente comprometedores. Que fazem com que Michael passe a ser o objeto de uma feroz perseguição.

A narrativa de John Grisham prende a atenção do leitor não só pela bandeira em defesa de uma ação mais efetiva em favor dos sem-teto, mas, principalmente, pela sensibilidade com que o tema é tratado. O advogado esgotou rapidamente uma tiragem de 2,8 milhões de exemplares nos Estados Unidos."

Autor: John Grisham Editora: Rocco

3- A Revolução dos Bichos

"Depois das profundas transformações políticas que mudaram a fisionomia do planeta nas últimas décadas, a pequena obra-prima de Orwell pode ser vista sem o viés ideológico reducionista. Mais de sessenta anos depois de escrita, ela mantém o viço e o brilho de uma alegoria perene sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão dos grandes projetos de revolução política. É irônico que o escritor, para fazer esse retrato cruel da humanidade, tenha recorrido aos animais como personagens. De certo modo, a inteligência política que humaniza seus bichos é a mesma que animaliza os homens."

Autor: George Orwell Editora: Companhia das Letras

4 e 5 -  O Veredicto / Na Colônia Penal

"O veredicto e Na colônia penal são duas obras-primas que nos levam ao coração da fantasia kafkiana e nos mostram até que ponto a literatura é capaz de varrer para longe toda imagem ue tenhamos de um mundo bom. Na primeira novela, um comerciante que assumiu a direção dos negócios em virtude da velhice do pai enfrenta o dilema de comunicar ou não seu noivado a um amigo que emigrou para a Rússia. Na segunda novela, Na colônia penal, um observador estrangeiro assiste aos preparativos de uma cerimônia de tortura e execução. Além dele e do próprio condenado, participam da cena apenas um soldado e o oficial encarregado de ministrar a justiça, o que será feito com o auxílio de uma máquina expressamente concebida para que cada condenado sinta na carne o peso e a especificidade da sentença que recebeu."

Autor: Franz Kafka Editora: Companhia das Letras 

Fonte: Record Rocco Companhia das Letras


Imagem Ilustrativa do Post: Book // Foto de: Jan Murin // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/murinjan/8492876516/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura