STJ debate aplicação da inteligência artificial no Judiciário

26/02/2017

Por Redação - 26/02/2017

Em evento organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reuniu instituições públicas do setor jurídico, representantes de empresas da área de tecnologia e pesquisadores para discutir a aplicação da inteligência artificial na Justiça brasileira.

“Pretendemos fazer o primeiro ensaio de uma política pública voltada para o desenvolvimento da inteligência artificial, sempre buscando a melhoria da prestação jurisdicional”, anunciou o Ministro Villas Bôas Cueva, coordenador científico do evento.

Já o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Luiz Cláudio Allemand, lembrou que a inteligência artificial é uma realidade à qual o Judiciário precisa se adequar, mas que é preciso ter cautela nessa aproximação entre Judiciário e instituições desenvolvedoras de soluções em inteligência artificial.

“Preocupa muito a confidencialidade desses dados, principalmente em se tratando de nuvem. Os dados são do Poder Judiciário, isso é preocupante. Preocupa também a segurança da informação”, advertiu o conselheiro.

.

Fonte: Superior Tribunal de Justiça 


Imagem Ilustrativa do Post: Hello, I’m a Robot. // Foto de: Jeff Keyzer // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mightyohm/3986706040/ Licença de uso: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/legalcode
 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura