Segundo pesquisa, população é contra estatização dos Cartórios

22/02/2016

Por Redação - 22/02/2016

Conforme pesquisa realizada pelo Datafolha com os usuários de cartórios das cidades de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, constatou-se que a população é contra estatização dos cartórios. O resultado apontou também que 74% dos usuários são contra a possibilidade de transferência de algumas atividades dos cartórios para Prefeitura ou outros órgãos públicos.

Os entrevistados foram 1.045 pessoas entre homens e mulheres com mais de 18 anos que foram abordados logo na saída de cartórios. As entrevistas foram realizadas no Distrito Federal e nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, num total de 97 cartórios. O período da pesquisa foi de 29 de outubro a 04 de novembro.

Resultados:

Dentre os usuários que foram contra estatização dos cartórios, justificaram: 89% afirmaram que haveria corrupção, 87% burocracia e dificuldade, 78% insegurança e 73% elevação de custos.

77% são contra a migração de atividades dos cartórios extrajudiciais privatizados para empresas privadas. Destes, a justificativa: 80% acredita que os custos subiriam, 70% afirmam que haverá burocracia, 69% dificuldades e 61% corrupção.

Fonte: Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal


Imagem Ilustrativa do Post: Filed Away // Foto de: Mark Crossfield // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/manc/1427691715 Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura