Richard Posner lança novo livro "Caminhos Divergentes da Academia e do Judiciário"

12/02/2016

Por Jorge Alberto de Andrade - 12/02/2016

Em janeiro de 2016 Richard Posner lançou seu novo livro "Caminhos Divergentes da Academia e do Judiciário (Divergent Paths The Academy and the Judiciary)". Posner analisa a distância que separa a Academia e o Judiciário pois, na opinião dele, eles não se comunicam. O autor entende que a Academia deveria voltar o ensino do direito para a prática com o intuito de se aproximar do Judiciário.

Eis a tradução livre sobre o conteúdo do livro:

"Juízes e acadêmicos de direito têm grandes choques de comunicação, isso se quiçá se comunicam. Acadêmicos baseiam suas críticas das decisões judiciais em termos teóricos, o que leva muitos juízes - sob o risco de estagnação intelectual – a julgar a maior parte do discurso acadêmico como opaco e dissociado da realidade. Em "Caminhos Divergentes" (Divergent Paths), Richart Posner volta a sua atenção a esse abismo que existe no exercício jurídico, refletindo nas suas causas e consequências e questionando acerca do que pode ser feito para diminuir essa disparidade ou ao menos aproximá-la.

Os problemas da análise jurídica acadêmica são reais, mas eles não podem disfarçar o fato de que o judiciário moderno tem diversas deficiências que o ensino e a pesquisa acadêmica poderiam auxiliar em solucionar ou atenuar. Nos tribunais federais americanos, que é o foco da análise de Posner no caminho judicial, juízes confrontam casos cada vez mais difíceis, muitos envolvendo distinções tecnológicas e científicas obscuras e complexas, e ainda assim, continuam vinculados a tradições jurídicas às vezes centenárias. Posner questiona como o ensino do direito pode ser realizado de forma menos teórica e mais compatível com as necessidades presentes e futuras da judicatura e advocacia.

As faculdades de direito, ele aponta, têm grande potencial de promover aprimoramentos extremamente necessários no judiciário, mas ao fazê-lo, se exigirá mudanças significativas na grade curricular, nas políticas de contratação, e métodos de formar futuros juízes. Se as faculdades de direito começarem a focar mais nos problemas práticos voltados ao sistema legal americano ao invés de debater suas falhas teóricas, o mar que separa a academia do judiciário irá diminuir."

O livro foi lançado pela Harvard University Press e neste link você pode ter mais informações sobre ele.


Imagem Ilustrativa do Post: Books! // Foto de: aimee rivers // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/sermoa/7889541662

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode


O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.


 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura