Projeto de Lei do Senado quer aumentar a pena cominada ao crime de contrabando

27/01/2017

Por Redação - 27/01/2017

O texto do Projeto de Lei do Senado nº 85/2016 quer aumentar a pena aplicada ao crime de contrabando. Com a aprovação do projeto, a pena, que atualmente alcança o patamar máximo de 10 anos, poderia chegar a 20 anos de prisão. 

A redação inicial do projeto prevê a pena de reclusão de 5 a 15 anos, e multa. Contudo, os congressistas aumentaram a reprimenda prescrita no § 3º do art. 334-A do Código Penal, estabelecendo um incremento na faixa de um sexto a um terço.

Na justificação, os elaboradores do PLS 85/2016 afirmaram que "com o contrabando, perde o Estado, que deixa de arrecadar tributos; perdem as empresas brasileiras, porque sofrem concorrência extremamente desleal; perdem também, consequentemente, os empregados dessas empresas, porque postos de trabalho são colocados em risco; por fim, perdem os consumidores, porque sujeitos a adquirir produtos falsificados, que podem fazer mal à saúde".

Fonte: Senado Federal - Agência Senado


Imagem Ilustrativa do Post: SIGAR Laid Bare Novel Smuggling Technique // Foto de: Special IG for Afghanistan // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/sigarhq/8202700989/

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode


O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura