Organização Mundial da Saúde (OMS) inicia campanha sobre depressão

20/12/2016

Por Andressa Darold - 20/12/2016

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início a uma campanha que versa sobre a depressão, distúrbio mental que afeta aproximadamente 350 milhões de pessoas de diversas idades. O transtorno será o foco do Dia Mundial da Saúde de 2017, no dia 7 de abril.

A iniciativa, marcada com o lema "Let\'s Talk", "Vamos Conversar" - em tradução livre - visa abordar formas de prevenção e possíveis tratamentos, alertando sobre as consequências graves que o transtorno pode causar, como o suicídio.

Segundo a ONU, este distúrbio é a principal causa de incapacidade no mundo, podendo ocasionar perturbações na vida familiar, escolar e ambiente de trabalho. Apesar de existir inúmeros tratamentos, menos da metade das pessoas consegue ter acesso aos mesmos, em decorrência da carência de profissionais treinados e até do preconceito ainda existente relacionado aos transtornos mentais. Diagnósticos errôneos também contribuem para que o tratamento da depressão se torne de difícil acesso.

Priorizada pelo Mental Health Gap Programme (mhGAP) da OMS, a depressão pode ser prevenida e tratada. A campanha defende que conversar sobre o assunto é o primeiro passo para compreender o distúrbio.

Fonte: ONUBrasil 


Imagem Ilustrativa do Post: Nude Woman and Grief // Foto de: x1klima// Com alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/x1klima/16123290314/

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura