O futuro do seu escritório e o bilhete de Walt

17/08/2017

Por Camila Berni – 17/08/2017


Um escritório de advocacia, assim como qualquer outro negócio, para ter sustentabilidade a longo prazo e ser financeiramente viável, precisa de uma estratégia de atuação, de um norte.


O eu dá esse norte é justamente a visão de para onde se vai, o que se quer como resultado da atuação advocatícia, da prestação de serviço jurídico. A partir dela se tomam todas as demais decisões.


Walt Disney gostava de contar histórias e de usar metáforas. É dele a celebre frase: “Se você pode sonhar, você realizar”!


Para visualizar o seu sonho realizado, Walt usava a metáfora do bilhete de trem. Dizia que sonho é um bilhete impresso! Ele fazia essa menção em referência à emissão do bilhete de trem que tem impresso ali o dia e horário de partida, dia e horário de chegada e o mais importante = o destino!


Para tornar a sua visão de negócio palpável e realizável é necessário emitir o seu bilhete!


Quando vai partir, quando vai chegar e onde será o destino! Essa será a sua Visão.


Essa é a Visão de futuro de qualquer negócio e que orientará os sócios e seu elenco para chegarem lá! Orientará toda a tomada de decisões daqui em diante!


Em alusão à metáfora de Walt, saber qual o seu destino influenciará em que estradas você deverá andar, que bagagens precisará adquirir, do que precisará deixar para trás, quem será melhor que o acompanhe, quem ficará em que estação, que tipo de promoção será necessária ... etc.


Em âmbito de gestão de negócio, a Visão é extrema importância apesar de ser subestimada pela advocacia até por uma questão cultura e mesmo romântica de que advogados são profissionais de alto valor agregado e essenciais à administração da justiça. E são, mas isso não lhes minimiza o fato de ter de gerir seus próprios negócios, no caso, o escritório de advocacia.


Visão não é mais uma tarefa a ser feita para colocar no site. Não é uma frase bonita e de efeito que ninguém no escritório sabe o que é nem pra que serve.  Ela não precisa ser publicizada externamente se revelar estratégia de atuação mas seu elenco precisa saber qual é!


O compartilhamento da sua Visão de Futuro da sua advocacia e do futuro de escritório e a criação de vínculos com o seu elenco, dando a cada um o seu papel, a sua contribuição, o seu crescimento na carreira leva ao engajamento e o envolvimento necessários à sua consecução!


E para isso acontecer a sua Visão não pode ser genérica e nem complexa!


Exemplo de uma visão, de um bilhete impresso: Ser referência na área do direito da saúde, na região do Alto Vale do Itajaí, SC, com faturamento anual de R$ 680 mil até 31/12/2019.


Curta e de fácil entendimento por todos do escritório. Sem jurisdiquês, sem frases truncadas e palavras rebuscadas. Simples (mas nem por isso fácil...).


Todas as decisões quanto à gestão do escritório, inclusive as de marketing, serão tomadas a partir desta visão de futuro definida pelos sócios! Se haverá a necessidade da mudança de seda, o investimento em especializações do elenco, a ampliação da rede de contatos qualificada, a contratação de um software, etc.


A visão dá o norte, mostra o caminho a seguir, determina quais os trilhos nosso trem percorrerá.


O destino somos nós quem construímos!


Já emitiu o seu “bilhete”?




Camila Berni. . Camila Berni é advogada, consultora em Gestão e Marketing para Advogados. . . .




Imagem Ilustrativa do Post: Disney 2013 // Foto de: Rodrigo Martins // Sem alterações


Disponível em: https://www.flickr.com/photos/go_freyer/5011000133


Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode




O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.




 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura