Módulo acelera trâmite de casos de violência doméstica no Ceará

26/07/2016

Por Redação - 26/07/2016

A implantação definitiva do Módulo de Mandados no Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca de Fortaleza (CE) foi determinada através da medida publicada no Diário da Justiça Eletrônico da última sexta-feira, dia 15 de julho.

Foram levadas em consideração as diretrizes estabelecidas na Lei Federal nº 11.419/2006, que dispõe sobre a digitalização do processo judicial, além da necessidade de implementar ferramentas visando à otimização do sistema de remessa e recepção de mandados expedidos eletronicamente através do Sistema de Automação da Justiça de Primeiro Grau (SAJ/PG).

A medida descongestionará os trabalhos das secretarias judiciárias, deixando as unidades de realizar tarefas como impressão, cadastro, digitalização, etiquetagem e entrega de mandados à Coordenadoria de Cumprimento de Mandados (Coman).

Já os oficiais de justiça podem, a partir da instauração, receber e devolver mandados digitalmente até do próprio domicílio, por computador pessoal. Também podem certificá-los pelo Sistema de Automação da Justiça (SAJ), sem ter que digitalizar certidões.

Fonte: CNJ

Imagem Ilustrativa do Post: woman-clouds-silhouette-overlay // Foto de: r. nial bradshaw // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/zionfiction/14686540080

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode


 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura