Ministro da Transparência diz que “o Brasil quer ser ficha limpa”

12/02/2017

Por Redação - 12/02/2017

O Ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Torquato Jardim, ao abrir o Encontro Município Transparente, evento voltado para agentes públicos e representantes da sociedade civil, anunciou que “o Brasil quer ter ética, quer ter cara limpa. O Brasil quer ser ficha limpa”.

O Ministro ressaltou a imprescindibilidade de os municípios fazerem parte do esforço nacional anticorrupção. O Encontro Município Transparente instruiu os participantes sobre medidas de aperfeiçoamento da gestão; de prevenção e combate à corrupção; e de incentivo à transparência das informações públicas e gastos governamentais.

Nos últimos 13 anos do Programa de Fiscalização em Entes Federativos, 2.314 municípios foram fiscalizados in loco, analisando-se uma soma de mais de R$ 26,5 bilhões. Entre as principais irregularidades encontradas estão contratos superfaturados; despesas pagas e não realizadas; licitações direcionadas; sobrepreço e desvio de finalidade na aplicação de verbas; além de obras paralisadas ou com atraso na execução.

Fonte: Portal Brasil


Imagem Ilustrativa do Post: Bandeira do Brasil // Foto de: George Vale // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/ge_photo/3896744309/

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode


O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura