Ministério Público do Trabalho e OIT lançam Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho

01/05/2017

Por Redação - 01/05/2017

Na última quinta-feira (27), véspera do Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançaram o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Smart Lab de Trabalho Decente do MPT e da OIT, com a colaboração científica da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com os dados apresentados pelo Observatório, entre 2012 e 2016 os trabalhadores brasileiros perderam mais de 250 milhões de dias de trabalho devido a acidentes e doenças ocupacionais, enquanto cerca de R$ 20 bilhões foram gastos com benefícios acidentários.

“O novo Observatório criado pelo Smart Lab com a colaboração de grupo de pesquisadores do tema quer contribuir para o aprimoramento das estratégias de proteção ao meio ambiente do trabalho e para o início de um amplo debate público fundado em informações de qualidade que permitam orientar por dados governamentais as políticas públicas de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Trata-se de questão prioritária, considerando o passivo humano criado pelo número exorbitante de agravos e o enorme prejuízo para a atividade produtiva, para o erário e para a economia”, ressaltou o Procurador do Trabalho Luís Fabiano de Assis, coordenador do projeto pelo MPT.

.

Fonte: Ministério Público do Trabalho


Imagem Ilustrativa do Post: Hard day // Foto de: reynermedia // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/89228431@N06/11221050223 Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura