Empresas poderão receber incentivos fiscais para investir em inovação

12/07/2017

Por Redação - 12/07/2017

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite às empresas deduzir, na apuração do lucro líquido, despesas em pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica contratados com universidade ou instituição de pesquisa estrangeiras.

A proposta insere a medida na chamada Lei do Bem (Lei n. 11.196/05), de incentivos à inovação tecnológica. O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo Deputado Celso Pansera ao Projeto de Lei n. 6601/16, do Deputado Francisco Floriano. Originalmente, a proposta permitia a dedução de despesas com pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica com empresas ou pesquisadores estrangeiros, sem estabelecer limites.

Pansera optou por estender a eficácia da medida a universidades ou institutos de pesquisa estrangeiros, retirando empresas do escopo de aplicação, além de limitar o montante aplicado a 20% do valor do projeto. “A imposição de um limite é necessária para evitar que a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico sejam inteiramente executados no exterior, promovendo assim a evasão de investimentos de nosso país”, explicou o Deputado.

.

Fonte: Câmara dos Deputados


Imagem Ilustrativa do Post: Day 2: Technology // Foto de: Nick Harris // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/nickharris1/8026290210 Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura