Por Redação - 02/05/2016
No dia 20/04 foi inaugurado no Estado do Espírito Santo o primeiro Escritório Social do país, um dos eixos centrais do Projeto Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O espaço foi especialmente adaptado pelo Governo do Estado para permitir a integração dos serviços e assistências que serão disponibilizadas para aqueles que deixam o sistema prisional.
A iniciativa tem por objetivo reunir em um só local órgãos e instituições, públicas e privadas, que facilitam e auxiliem o egresso do sistema carcerário a superar os entraves e as dificuldades encontradas no primeiro momento de retorno à sociedade, investindo em novas oportunidades e experiências. Trata-se de uma proposta que busca também impedir a reincidência criminal.
A equipe que prestará assessoria ao egresso será multidisciplinar e se encarregará de definir um plano individual de socialização para cada um deles. Familiares de sentenciados também serão contemplados com a ação desses agentes. Todos receberão orientação vocacional, apoio em serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, capacitação e encaminhamento profissional e educacional, valorizando, desta foroma, o resgate da cidadania das pessoas presas como forma de facilitar a inclusão social.
Fonte: Conselho Nacional de Justiça
Imagem Ilustrativa do Post: una mano, una ayuda // Foto de: Walter Vargas // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/waltervargas/6906842125 Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode