\'Caminhada da vergonha\' é punição na Indonésia

20/12/2016

Por Andressa Darold - 20/12/2016

Considerada uma forma polêmica de punição, a chamada "caminhada da vergonha" é um costume antigo nas Ilhas Gili, na Indonésia.

A prática veio à tona quando imagens de dois turistas, acompanhados por policiais, foram divulgadas no Facebook, causando discussão sobre a pena. A foto mostra os estrangeiros caminhando escoltados na ilha de Gili Trawangan, com cartazes pendurados no pescoço identificando-os como criminosos.

Em entrevista à BBC , Lalu Muhamad Fauzal - chefe do departamento de Turismo da província de West Nusa Tenggara - informou que esta punição teve sua origem a partir de um acordo entre a polícia e os moradores, objetivando desestimular a prática de crimes.

Após realizar a caminhada, o acusado que foi pego roubando será expulso da ilha e não poderá retornar por alguns anos. Apesar de apontada como polêmica e humilhante, essa pena é considerada benéfica se comparada com leis mais severas que o país apresenta. O sistema de justiça da Indonésia é extremamente rigoroso, adotando a pena de morte.


Imagem Ilustrativa do Post: Embassy of Indonesia Flag // Foto de: Mr.TinDC // Com alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mr_t_in_dc/2503224501/

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura