Coluna O Novo Processo Civil Brasileiro / Coordenador Gilberto Bruschi
Os Arts. 1.207 e 1.243 do Código Civil Brasileiro trata dos casos de transmissão e união das posses.
Especificamente, de dois casos, accessio possessionis e sucessio possessionis. Nesse momento, o que mais nos interessa é o “accessio”.
Apesar do nome difícil, o accessio possessionis nada mais é do que a possibilidade legal de soma da posse!
O novo adquirente pode, por meio deste instituto, somar sua posse à posse daquele que possuía o imóvel anteriormente. Isso é muito importante quando se busca obter a propriedade de determinado bem imóvel por meio da usucapião (forma originária de aquisição da propriedade, prevista nos Arts. 1.238 a 1.244).
Ressalta-se que a soma da posse é faculdade do novo possuidor, que pode optar por rejeitar a posse anterior.
Importante observar também que a posse anterior, caso seja de má-fé, não macula a nova posse caso o adquirente rejeitar o vício (temos, portanto, a nova posse de “boa-fé”). Cabe fazer uma pequena explicação a respeito da boa-fé, que nada mais é do que a falta de conhecimento do possuidor a respeito de eventual vício que macula a posse.
De igual relevância é o fato de que a aplicação do Art. 108 é DISPENSÁVEL para a transmissão da posse, portanto, não é necessário que o “contrato de cessão da posse – algo muito comum” seja feito por escritura pública.
Frise-se que, naturalmente, os outros requisitos para que se requeira a propriedade pela usucapião também devem estar presentes e, se presentes, preenchidos os requisitos legais para a transmissão (continuidade, homogeneidade e vínculo jurídico – que trataremos em outra oportunidade a fim de não alongar esse texto), é plenamente possível a soma das posses para que seja requerida a propriedade do bem (móvel ou imóvel).
Imagem Ilustrativa do Post: architecture black and white building // Foto de: pixabay.com // Sem alterações
Disponível em: https://www.pexels.com/photo/architecture-black-and-white-building-business-273209/
Licença de uso: https://creativecommons.org/publicdomain/mark/2.0/