Torcidas rivais e a violência nos estádios

04/03/2015

Por Aline Gostinski - 04/03/2015

Um dos clássicos mais renhidos da história do futebol brasileiro, o GreNal deste domingo (01/03/2015) foi um jogo especialmente memorável. Não pela partida em si, mas pela atitude tolerante, respeitosa e edificante do Internacional e Grêmio, que separaram uma área no estádio Beira-Rio especialmente para a confraternização dos torcedores rivais.

11041871_878908672148385_7967769460731857261_o

O clássico serviu de exemplo no planejamento da torcida mista, já que foi um sucesso, fato que pode ser comprovado pelas lindas fotos divulgadas pelo Sport Club Internacional nas redes sociais.

Esse caso de tolerância e respeito com o rival deve ser divulgado e reconhecido, tanto e mais do que os casos de agressões e abusos que vemos todos os dias e que colocam o Brasil como líder no ranking de mortes nos estádios (veja).

A violência nos estádios de futebol é resultado principalmente do fanatismo de alguns torcedores, que extrapolam os limites da razão e direcionam suas emoções de forma negativa. E considerando ainda a presença dos psicopatas, paranoicos, traficantes, políticos, dirigentes, ladrões, esquizofrênicos, dentre outros tipos perigosos que fazem parte das torcidas - assim como do restante da sociedade -, tem-se uma mistura explosiva num dos maiores fenômenos sociais das ultimas décadas.

11025995_878910492148203_6632178490653175983_n

No entanto, mesmo dentro das torcidas organizadas, a minoria dos torcedores age de forma violenta. A grande maioria, como se comprovou nesta área mista do estádio Beira-Rio, é pacífica. As brincadeiras com os amigos torcedores do time adversário são saudáveis e recíprocas, pois, não existe time que ganhe sempre... (Não é mesmo Erblai de Mattos Junior? rsrsrs)

Tornar os estádios de  futebol novamente locais de encontros de família e amigos é tarefa de todos nós, independentemente do time do coração.

No fim das contas, o resultado do jogo do maior clássico do futebol gaúcho foi o que menos importou. Respeito, tolerância e gentileza. Essa foi a mensagem que ficou.

Vamos erguer esta bandeira, que começou no Rio Grande do Sul e deve ecoar por todos os estádios do Brasil e do mundo! Mas que façam gol, pelo menos.

Pra fechar, abaixo vídeo feito após o jogo por um grupo de torcedores do Grêmio em comemoração ao “GreNal da Paz”:

https://www.youtube.com/watch?v=mE40DTTrMZk

 

Sem título-6 Aline Gostinski é Formada em Direito, Pós Graduada em Direito Constitucional, Mestranda em Direito, Gaúcha e Campeã de tudo.     


Vídeo Publicado em 2 de mar de 2015 por Torcedor Gremista

Uma homenagem da equipe do Torcedor Gremista para a torcida mista no Grenal 404 no Beira Rio, esperamos que isso sirva de exemplo para o mundo todo e que volte a reinar a paz nos estádios. Licença: Licença de atribuição Creative Commons (reutilização permitida)


Fotos ilustrativas do post de Sport Club Internacional

Disponíveis em: https://www.facebook.com/SCInternacional.Oficial/photos_stream


O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura