Supremo mantém decisão que determinou transferência de presos de delegacias para presídios no RS

14/01/2017

Por Redação - 14/01/2017

A Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Supremo Tribunal Federal, manteve decisão do Tribunal de Justiça do Estado Rio Grande do Sul que determinou a transferência dos presos das delegacias de polícia para as penitenciárias estaduais.

O governo gaúcho sustentou que, diante da impossibilidade fática de cumprir a ordem judicial, a manutenção da decisão emanada pelo TJRS acarretaria risco de grave lesão à ordem, à segurança e às finanças públicas. O estado atravessa uma delicada crise financeira que tem resultado inclusive no atraso do pagamento de vencimentos dos servidores públicos.

A Ministra esclareceu que, na Suspensão de Liminar, não se analisa com profundidade o mérito da decisão contestada, “restringindo-se a análise à existência dos aspectos relacionados à potencialidade lesiva do ato decisório em face dos interesses públicos relevantes assegurados em lei”. No entanto, considerando o dramático quadro econômico-financeiro em que se encontra o ente federado, a Ministra afastou a multa diária imposta por eventual descumprimento da determinação.


Imagem Ilustrativa do Post: Integrantes do bando de Campanha vão para presídio paranaense // Foto de: Fotos GOVBA // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/agecombahia/3907612684/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura