Sistema Nacional de Videoconferência tem sua primeira experiência realizada

29/11/2015

Por Redação - 29/11/2015

Os integrantes da 2ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul realizaram recentemente a primeira sessão por Sistema Nacional de Videoconferência. A ferramenta, lançada no dia 27 de outubro pelo Conselho Nacional de Justiça, permite a realização de sessões e audiências vai internet, inclusive com depoimentos de testemunhas e sustentações orais de advogados.

Participaram da sessão os Magistrados Vitor Luis de Oliveira Guibo e Albino Coimbra Neto, que julgaram 01 mandado de segurança, 08 apelações cíveis e 01 agravo de instrumento em aproximadamente 40 minutos. Os juízes avaliaram positivamente a experiência com videoconferência.

"Não tivemos nenhum problema durante a sessão. A ferramenta provou ser bem adequada. A usabilidade do sistema foi aprovada [...] Não há grandes exigências em termos de hardware. Fiz um teste e consegui acessar o sistema a partir de um tablet. É simples de se utilizar e de instalar. Em tecnologia, quando uma novidade é complicada, vira um desestímulo a seu uso. Trata-se de um grande avanço do CNJ em termos institucionais", afirmou Guibo, presidente da Turma Recursal.

Coimbra Neto ressaltou que o sistema viabiliza o acompanhamento das decisões por advogados e defensores públicos residentes em outras comarcas do Estado, sendo bastante útil, uma vez que as causas processadas e julgadas pelas Turmas Recursais envolvem, por vezes, demandas de pequeno valor. A vantagem vale também para pessoas com restrições de locomoção.

Outra opção de uso da ferramenta, mencionada pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Brandão, é a realização de audiências sobre matérias já pacificadas em que atuem advogados de uma mesma localidade em causas contra a mesma empresa.

Até o final deste ano, o sistema será testado e aprimorado, a fim de conferir mais rapidez e segurança aos atos processuais do Judiciário.

Informações do site do CNJ.


Fonte:

http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/81040-juizes-aprovam-primeira-experiencia-com-sistema-nacional-de-videoconferencia


Imagem Ilustrativa do Post: Work // Foto de: The Next Web Photos // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/thenextweb/5664914100/

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode


 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura