Por Bruno Meyerhof Salama - 18/03/2015
ResumoPensar o tema do desenvolvimento compreende um triplo exercício. O primeiro diz respeito ao estabelecimento de um referencial, ou parâmetro, contra o qual se possa contrastar os fatos e identificar avanço, estagnação, ou retrocesso. Isso é, trata-se de estabelecer um sentido para o desenvolvimento. O segundo aspecto é o de estabelecer as ferramentas analíticas com as quais se realizará o diagnóstico. O terceiro trata de lidar com problemas concretos que apresentem oportunidades para aplicação do ferramental teórico escolhido. Os dois primeiros aspectos são estritamente teóricos; só o terceiro é propriamente aplicado. A obra de Douglass North contém conceitos úteis para se pensar esses aspectos teóricos e fornece uma perspectiva original para se pensar em problemas aplicados.
Texto completo abaixo:
Sete Enigmas do Desenvolvimento em Douglass North
Professor associado da FGV Direito SP. Diretor do Núcleo de Direito, Economia e Governança da mesma instituição. Conselheiro titular do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro nacional (CRSFN). Mestre e doutor em direito pela Universidade da Califórnia em Berkeley e bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Habilitado em direito pela OAB e pelo New York Bar. Autor de diversas obras publicadas e premiadas no Brasil e no exterior.
Imagem Ilustrativa do Post: Coins // Foto de: Jason Rogers // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/restlessglobetrotter/3824486278/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode