Senado italiano aprova projeto de lei que protege menores imigrantes desacompanhados

30/03/2017

Por Andressa Darold - 30/03/2017

Um projeto de lei  que protege menores imigrantes que chegam ao país desacompanhados foi aprovado nesta quarta-feira (29) pelo Senado italiano.

De acordo com a Agencia EFE,  cerca de 25.846 menores sozinhos chegaram no país no ano passado. Em 2017, com dados da ONG "Save the Children", aproximadamente 3 mil menores não acompanhados entraram no território italiano.

A ONG Save The Children, em comunicado, afirmou que a Itália "pode se considerar orgulhosa de ser o primeiro país da Europa a adotar um sistema de consideração aos menores, independente de seu status de imigrante ou refugiados".

O projeto de lei, conhecido como "Proposta Zampa" propõe métodos de identificação do menor, cria um banco de dados com informações do imigrante descrito como "histórico social", torna as investigações para localizar parentes e facilitar a comunicação entre a família e o menor obrigatórias, entre outras medidas de proteção.

Fonte: Agencia EFE


Imagem Ilustrativa do Post: Italian Flag // Foto de: Floris Oosterveld // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/floris-oosterveld/2771203019/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura