PRÉ-VENDA LÓGICAS DE (DES)ORDEM - vol. 1 Entre o desejo de Ordem e as Ordens Concretas - autora Maria Francisca de Miranda Coutinho

30/06/2021

A obra LÓGICAS DE (DES)ORDEM - vol. 1 Entre o desejo de Ordem e as Ordens Concretas, já está a venda no nosso site, nas versões impressa e digital.

 

A presente obra é produto da pesquisa doutoral que desenvolvi de 2016 a 2020, sob a orientação do Prof. Dr. Celso Luiz Ludwig, na linha de pesquisa de Novos Paradigmas do Direito, no seio da área de concentração de Direito das Relações Sociais, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito da Uni- versidade Federal do Paraná.

Como toda tese, não foi concluída, mas abandonada.

Representou o desafio de aprofundar e avançar na discussão por mim desenvolvida no curso do mestrado em Teoria e Filosofia do Direito do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob orientação do Prof. Dr. Marco Marrafon e coorientação da Prof. Dr. Bethania Assy, que deu origem à obra publicada em 2019 pela editora Tirant lo Blanch, denominada "O avesso do Direito: a Psicanálise como desvelamento".

Após quatro anos de estudo e reflexões intensos, profundamente influenciados (i) pela condição de Professora Substituta de Teoria do Estado na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro que exerci de 2018 a 2022; (ii) pelo período de estágio de pesquisa que realizei na Universidade de Harvard; (iii) pelas frutíferas leituras e interlocuções produzidas nas disciplinas da Pós; e (iv) pelos calorosos e provocadores debates que pude ter, seja com os membros das bancas de avaliação do meu trabalho, seja com amigos que se dispuseram a comigo dialogar sobre o tema, nasceu a tese doutoral por mim apresentada e aprovada com indicação à publicação denominada "Lógicas de (des)ordem".

Nesta, busquei discutir, a partir de uma interlocução entre Direito, Psica- nálise, Filosofia e Política, o fundamento do político pelo que estou denominando lógica do Todo.

 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura