POR QUE TANTO SOFRIMENTO? DEUS REALMENTE EXISTE?  

14/12/2021

Se Deus existisse, nada disso poderia deixar acontecer... Vejam o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=79ixLxTOwTU

Se Ele existisse e se omitisse, seria muito perverso.

Assim, prefiro mesmo acreditar que Ele não existe, mormente porque não tenho qualquer prova de sua existência.

Não tenho por que acreditar em narrativas inverossímeis simplesmente por acreditar.

Peço desculpas a todos e todas que pensam diferente, pois não desejo ser agressivo, mas apenas ser sincero na minha indignação e descrença.

Abraço fraterno àqueles que, sinceramente, acreditam no que afirmam as diversas religiões.

De qualquer forma, se Ele permite tanta maldade e sofrimento às suas criaturas, cabe a elas atuarem para romper com as estruturas sociais e econômicas que são as causas destas absurdas mazelas, tornando digna a vida de todos e todas em nosso planeta.

Embora sempre tenha estudado em colégios católicos (Santa Tereza, São José e Santo Antônio Maria Zacarias), hoje só acredito naquilo que for cientificamente provado. Caso contrário, não teriam limites as minhas crenças.

Como se diz no Direito (está nos códigos processuais), o ônus da prova incumbe a quem alega. A lógica nos diz que não se pode provar fato negativo, ou seja, não se pode provar o que não existe.

Aliás, quem acredita apenas no seu Deus, não acredita nos diversos Deuses das outras religiões… A minha descrença abrange apenas mais um …

Ao longo da história, muitos avaliam que as religiões fizeram mais mal do que bem à humanidade (ainda matam em nome de deuses). Muitos e muitas foram queimadas vivas em praça pública e as cruzadas exterminavam os "hereges", apenas para exemplificar algumas das muitas barbaridades em nome de Deus).

No momento, em nosso país, algumas religiões apoiam quem apoia torturadores e pregam a difusão de armas, pregam modelos obscurantistas e alimentam preconceitos que humilham as pessoas ...).

Acresce que a religião é mais um fator para dividir as pessoas e serve de instrumento do poder econômico para que o pobre se conforme com a exploração da sua força de trabalho. É mais uma forma de controle social. Temo um futuro Estado teocrático ...

Deus, onde está você?

Está terminando o ano de 2021. Mais um ano repleto de desgraças e tragédias, pessoais e coletivas.

A natureza está se "vingando" da devastação que o ser humano imprime ao nosso planeta. Nenhum outro animal procede desta maneira. Vírus e diversas outras doenças evitáveis estão matando milhões de pessoas no mundo. Pandemias são negligenciadas por governantes negacionistas, ignorantes e desequilibrados ...

As guerras, torturas e genocídios ocorrem sem muita indignação das pessoas, mais interessadas em acessar seus celulares e ver fogos de artifícios, tudo como sempre.

Cada vez mais me convenço de que o "ser humano não deu certo", embora um livro religioso diga que ele foi criado à imagem e semelhança de um determinado Deus. Ele não deve ter caprichado muito na sua criação ...

Por outro lado, caberia uma outra pergunta: será que um destes deuses, das várias religiões existentes no mundo, não poderia impedir tudo isso?

Agora, mais do que nunca, acho bom não acreditar em um dos muitos deuses que são cultuados pela humanidade, no passado e no presente. Se existisse um deus pessoal, ele poderia mudar tudo isso, tornando melhor o nosso planeta e a vida das pessoas um pouco menos dramática. Penso numa criança cega ou com câncer em um hospital, longe de seus pais. Enfim, se deus existisse, de duas uma:

a) não teria o poder de evitar tantas mazelas, e não seria um verdadeiro deus todo poderoso;

b) teria poder para evitar tantos sofrimentos, mas se quedaria inerte, sendo então um deus perverso.

Por tudo isso, se eu acreditasse na sua existência, eu lhe teria profundo rancor. Não posso repudiar quem não existe. Assim, fico livre de trazer em minha mente este degradante sentimento de ódio, abrindo espaço apenas para outros sentimentos que ainda justifiquem ou deem sentido à minha vida.

Permaneço indignado com a injustiça social, criada pelo nosso sistema econômico e com o tipo de ser humano que esta sociedade, dita tecnológica e moderna, está criando e desenvolvendo. Se depender de nós humanos, o mundo continuará piorando muito nestes aspectos. Bom não sermos eternos, pois já me sinto inadaptado à sociedade complexa de hoje.

 Deus, onde está você?????
Em tempo: quem tiver "estômago", assista este vídeo musical: (uma das minhas bandas preferidas)

https://www.youtube.com/watch?v=zZ519j77rI8 

 

Imagem Ilustrativa do Post: grayscale photo of womans face // Foto de: Jeremy Bishop // Sem alterações

Disponível em: grayscale photo of womans face photo – Free Grey Image on Unsplash

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura