O que é um doutorado?
O doutorado é um grau de pós-graduação stricto sensu que visa a aproximação dos profissionais com a pesquisa e a área acadêmica.
Uma das principais diferenças entre o mestrado e o doutorado está no fato do segundo ser um curso com mais aprofundamento dos conceitos teóricos e buscar um novo olhar para o avanço do conhecimento.
Para que serve um doutorado?
O estudante se dedica a uma pesquisa que deve apresentar novas descobertas sobre um determinado tema. O objetivo é que o profissional possa contribuir com o conhecimento acadêmico, apresentando um ponto de vista novo.
Quais os requisitos para se fazer um doutorado?
- Graduação completa é um dos requisitos para fazer doutorado
- Perfil de pesquisador analítico
- Domínio de inglês é outro dos requisitos para fazer doutorado
- Dedicação intensa
- Desenvolvimento de uma tese
- Ter o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre determinado assunto
- Afiliação com a ciência
- Disponibilidade de tempo é outro dos requisitos para fazer doutorado
O que é avaliado antes de entrar no doutorado?
- Para entrar para o doutorado, o aluno precisa apresentar tese original já no início do desenvolvimento e o apoio de um orientador, ter ótimas habilidades em pesquisa e um currículo acadêmico excelente, demonstrando comprometimento e interesse na área estudada.
- É comum a aplicação de uma prova para testar o domínio dos conceitos teóricos da área em que o aspirante tem interesse. Não é necessário mestrado, há raros casos de pessoas que foram direto para o doutorado, mas ter mais essa experiência conta muito para o currículo.
- O último requisito é o domínio em, pelo menos, dois idiomas, sendo comprovados por prova ou certificados.
Algumas informações que você precisa saber sobre um curso de doutorado
- Grande parte das instituições brasileiras só aceitam estudantes para os programas de doutorado quando eles já passaram pelo mestrado. Caso o projeto de pesquisa e o currículo acadêmico do candidato se destaquem, a universidade pode aceitar o doutorado antes do mestrado.
- Recomenda-se que o candidato que não possua o título de mestre ingresse inicialmente no curso de mestrado. No entanto, o futuro orientador interessado no ingresso de seu candidato no curso de doutorado direto deverá solicitar ao Programa de Pós-Graduação a realização de um exame de admissão para doutorado direto.
- O curso que oferece um conhecimento teórico mais profundo do que o mestrado acadêmico, buscando avanços reais no conhecimento. É voltado, sobretudo, para quem pretende seguir carreira acadêmica, como professor ou pesquisador.
- O doutorado é uma pós-graduação do tipo stricto sensu que pode ser feita de forma presencial, semipresencial, ou a distância. A carga horária de aulas de um doutorado é só uma pequena parte do curso. Na maior parte do tempo, o aluno estuda sozinho, dedica-se ao seu projeto de pesquisa e à elaboração de uma tese.
O que fazer para passar em um doutorado?
- preocupe-se com o Currículo Lattes
- seja proativo
- tenha o edital como um guia
- conheça bem o programa
- obtenha o máximo de informações sobre o curso
- desenvolva um pré-projeto
- converse com um possível orientador
- estude para a prova escrita
- domínio de outra língua
- prepare-se para a entrevista
- não desista
Posso fazer doutorado em qualquer área?
Sim, é possível ingressar em uma formação stricto sensu em uma área que não é mesma da sua graduação. Realizar doutorado em uma área diferente, além de ser uma oportunidade de adquirir conhecimentos completares, também pode ser um diferencial para a carreira.
Quanto custa em média um doutorado?
Um curso de doutorado custa em média entre R$ 54.300 e R$ 86.348 em uma instituição de ensino superior privada.
Vale a pena fazer um doutorado?
Muito mais do que uma titulação, o doutorado (ou doutoramento) é uma forma de certificar a capacidade do candidato de desenvolver pesquisas ou investigação científica. Pessoas com doutorado evoluem com a competência técnica e ainda exercitam o trabalho em equipe e a sua criatividade.
Notas e Referências
ALVES MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
COLLADO, Carlos Fernandez; LUCIO, Maria Del Pilar Baptista; SAMPIERI, Roberto Hernandez. Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso - Artmed, 2013.
COULON, Alan. Etnometodologia. Trad. de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1995.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
RODRIGUES, André Figueiredo. Como elaborar referência bibliográfica. 7. ed. São Paulo: Humanitas, 2008.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Imagem Ilustrativa do Post: person writing // Foto de: Green Chameleon // Sem alterações
Disponível em: https://unsplash.com/photos/s9CC2SKySJM
Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode