Obra "Dano temporal: o tempo como valor jurídico" Publicado pela Empório do Direito, Recebe prêmio Ada Pellegrini Grinover em Encontro da BRASILCON! Confira Detalhes da Premiação e Entrevista com os Organizadores do Livro

07/07/2018

1. Drs. Maurilio Casas Maia e Gustavo Borges, qual a proposta do livro "Dano Temporal: O Tempo como Valor Jurídico "?

O livro "Dano temporal: o tempo como valor jurídico" pretende prestar contribuição à ciência jurídica ao analisar o fenômeno da tutela jurídica do tempo humano por múltiplas teorias e perspectivas. Trabalhamos juntos para concretizar esse sonho científico.

 

2. Quais as motivações para publicar uma obra sobre este tema?

No Brasil, ainda existem pouquíssimos trabalhos sobre a tutela jurídica do tempo. Na verdade, o único e exclusivo trabalho com enfoque na Responsabilidade Civil por perda de tempo é de Marcos Dessaune (no livro "Desvio Produtivo do Consumidor") - um dos coautores da nossa obra, com o belíssimo capítulo 10.

 

3. De que maneira a temática que vocês abordaram contribui com a área jurídica?

A obra "Dano temporal" tem o mérito de organizar e reunir em um só livro vários estudos sobre a tutela jurídica do tempo do cidadão, do consumidor. Desse modo, os estudantes e pesquisadores encontrarão com facilidade múltiplas vertentes da tutela jurídica do tempo humano, seja como dano temporal autônomo, dano existencial, desvio produtivo ou como dano moral - somente exemplificando.   

 

4. Quais as principais conclusões adquiridas com a obra?

A obra é um convite à comunidade jurídica para debater o tema ainda incipiente do dano temporal. Embora por isso não seja conclusiva, permitirá que os estudiosos sistematizem o pensamento jurídico nacional sobre o dano temporal com maior facilidade e, dessa maneira, propiciará o avanço da temática que é, para o presente e futuro, relevante para a veloz sociedade da informação.

 

5. Fale sobre os planos para futuras publicações.

Nosso objetivo, é dar continuidade às pesquisas já iniciadas, reunindo grandes autores para novas publicações, tanto na responsabilidade civil, quanto nos estudos de Processo e Direito do Consumidor. Ademais, pretendemos em breve lançar o próximo volume da nossa Coleção Biblioteca do Estado Defensor.

 

6. Qual é a situação atual do Brasil na literatura jurídica?

A obra "Dano temporal" é única na área em razão das múltiplas abordagens jurídicas da proteção do tempo humano. Por esse motivo, acreditamos que se trata de obra a se destacar tanto no cenário jurídico nacional, quanto internacional. Aliás, não foi outro o motivo pelo qual a obra se sagrou vencedora do ímpar prêmio ADA PELLEGRINI GRINOVER.

 

7. Se desejar, fale um pouco mais sobre o BRASILCON, o encontro realizado, o prêmio, a exclusividade de tema do livro, etc.

O BRASILCON é um dos maiores institutos dedicados aos estudos de direito do consumidor. Ao realizar grandes encontros nacionais, a cada biênio, premia também obras que se destacam na temática da proteção do consumidor. Nesse contexto, o livro "dano temporal: o valor jurídico do tempo" foi vencedor do prêmio ADA PELLEGRINI GRINOVER, na categoria "obra coletiva". Sem dúvida, uma honra imensa para todos nós, coautores da obra. 

 

 

 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura