O STF e a gestão em saúde  

01/02/2021

A pandemia da Covid-19 é uma grande escola para aqueles que duvidavam da participação do Poder Judiciário na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS.

São milhares de ações judiciais proposta no país e o número tende a aumentar.

O Supremo Tribunal Federal – STF criou inclusive um “painel de ações Covid-19”, no qual são encontradas todas as informações sobre demandas propostas e julgadas pela Corte[1]. Até Janeiro de 2021 foram 6.946 processos e 8.120 decisões apenas do STF!

Ou seja, tudo isto permite uma conclusão muito clara e objetiva: o Poder Judiciário também é gestor da saúde brasileira.

Antes que a crítica seja apresentada: é inegável que existe excesso de atuação jurisdicional, contudo, há casos em que o Judiciário atuou porque existiu omissão ou equívoco da administração pública (em regra, Poder Executivo - Ministério da Saúde).

Alguns exemplos:

1º) Aquisição da vacina contra a Covid-19: Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, ADPF 756;

2º) Regras de importação e distribuição de vacinas contra a Covid-19: Ação Direta de Inconstitucionalidade, ADI 6661;

3º) Obrigatoriedade da vacina: Ação Direta de Inconstitucionalidade ADIs 6.586, 6.587 e Recurso Extraordinário com Agravo ARE 1.267.879;

4º) Competência para impor restrições durante pandemia: Ação Direta de Inconstitucionalidade ADI 6343;

5º) Manutenção de de medidas sanitárias contra Covid-19: Ação Direta de Inconstitucionalidade ADI 6625;

Portanto, o alto número de processos judiciais indica que a atuação do Judiciário é importante para permitir o controle dos outros Poderes (Legislativo e Executivo), nos termos do artigo 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, corrigindo (sempre que possível) os excessos e/ou omissões.

Uma última conclusão: a judicialização também é o resultado da qualidade da gestão, vale dizer, quanto melhor é a gestão em saúde menor é o debate judicial e o inverso também é verdadeiro.

 

Notas e Referências

[1] BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Painel de ações Covid-19. Disponível em: https://transparencia.stf.jus.br/extensions/app_processo_covid19/index.html. Acesso em: 29 Jan. 2021.

 

Imagem Ilustrativa do Post: Deusa da Justiça // Foto de: pixel2013 // Sem alterações

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/justitia-deusa-deusa-da-justi%C3%A7a-2597016/

Licença de uso: https://creativecommons.org/publicdomain/mark/2.0/

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura