“O Novo Processo Civil Brasileiro” é a nova coluna do Empório do Direito. Confira a entrevista com o coordenador Gilberto Bruschi!

12/09/2016

A nova coluna O Novo Processo Civil Brasileiro será coordenada por Gilberto Bruschi e terá a participação de professores da área do direito processual civil. Não perca amanhã o primeiro texto da coluna!

Gilberto, fale sobre você e sua trajetória profissional.

Sou advogado em São Paulo, sócio de Bruschi Advogados, desde 1997. Especialista em processo civil pelo Centro de Extensão Universitária (2000). Mestre em processo civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutor, também em processo civil, pela mesma universidade (2009). Comecei minha docência como professor assistente na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, em 2000, e como professor efetivo em 2003 na Faculdade de Direito do Centro Universitário Capital. Lecionei na graduação da Universidade São Judas (2010-2011) e da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2010-2012) e hoje leciono na graduação da Faculdade Damásio/DeVry (desde 2011), onde também sou professor e coordenador da pós-graduação em Direito Processual Civil. Atuo também como professor convidado em vários cursos de pós-graduação pelo Brasil, de onde destaco o Centro de Estudos Avançados de Santa Catarina (CESUSC), a Escola Paulista de Direito (EPD), a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC), a Faculdade de Direito de Sorocaba e a Faculdade de Direito de Franca. Sou membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro) e do Centro de Estudos Avançados de Processo (CEAPro), onde também sou membro do conselho.

Quais temas serão abordados em sua coluna?

A coluna, intitulada O NOVO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO, título esse de uma obra clássica do Prof. José Carlos Barbosa Moreira, assim foi batizada para tratar de questões inerentes ao processo civil à luz do Código de Processo Civil de 2015 e também como uma forma de homenagear o emérito professor.

A coluna terá como autores, além de mim, grandes professores na área do direito processual civil que escreverão sobre temas que são profundos conhecedores ou, com a intenção de fazer com que sejam discutidas as novidades do novo código.

Quais as motivações e objetivos ao escrever sobre este tema?

O Código de Processo Civil de 2015 visa tornar mais célere e efetivo o direito processual, fazendo com que o processo seja menos moroso e que o direito material seja obtido em menor tempo.

Ocorre que muitas são as polêmicas geradas pela nova legislação e também as áreas nebulosas necessitam de elucidação.

Conversei com vários amigos que lecionam processo civil ou outras áreas correlatas e todos ficaram bastante empolgados com a nova coluna.

Como surgiu a ideia de escrever esta coluna no Empório?

Sou leitor do site e dos livros publicados. Conheci o pessoal da Empório no Congresso de Direito Processual Civil, realizado em julho em Florianópolis, magnificamente organizado pela Escola Superior de Advocacia de Santa Catarina, órgão que parabenizo, na pessoa de seu diretor, o Prof. Pedro Miranda de Oliveira.

Fiquei encantado pelo profissionalismo e com a organização do site e da editora. Aliás, já sou autor, pois escrevi um artigo sobre cumprimento da sentença que prevê de obrigação de pagar quantia, na obra Panorama Atual do Novo CPC.

Quais suas expectativas de fazer parte do time de colunistas do Empório do Direito?

Minhas expectativas são as melhores possíveis. A coluna tende a ser referência e a ideia é ajudar a todos os operadores do direito com questões doutrinárias importantes, mas também com dicas práticas relevantes.

 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura