O NOVO CORONAVÍRUS E A CLASSE TRABALHADORA. CORAGEM PARA VENCER A PANDEMIA E CORAGEM PARA VENCER O “PANDEMÔNIO” !!!  

28/04/2020

1 – É A MÃO DO(A) TRABADORA(A) QUE PRODUZ A RIQUEZA SOCIAL.

Esta pandemia está tornando ainda mais claro que o capital somente sobrevive com a exploração daqueles que “vendem” a sua força de trabalho. Isto porque o capital é o somatório do trabalho não devidamente remunerado (“mais-valia”).

Por que estes(a) empresários(as) se manifestam, até com truculência, no sentido de que os(as) trabalhadores(as) deixem os seus lares, expondo-se ao novo vírus ???

Por que são contra o isolamento domiciliar dos trabalhares(as), recomendado pela OMS ???

Querem trabalhar, então que eles(as) trabalhem ...

“Bolsonaristas”, saiam de suas casas e vão para as suas empresas trabalhar !!!

Coloquem um saco de dólares ao lado de uma máquina e esperem o resultado financeiro ...

O direito à felicidade é de todos, principalmente daqueles(as) que efetivamente trabalham, produzindo os bens necessários à vida em sociedade. Sem as mãos dos trabalhadores(as), o capital nada vale, não sobrevive !!!

O capital nada produz e transforma o trabalho em mercadoria. A acumulação do capital é incompatível com uma verdadeira democracia social e econômica.

O chamado "mercado" não distribui a riqueza produzida pela mão do trabalhador. Ao contrário, concentra mais capital no patrimônio de uns poucos, acentuando a desigualdade social.

Nada justifica que, em uma sociedade moderna, existam famílias vivendo abaixo da linha de pobreza. Pior: nela há jogadores de futebol, por exemplo, ganhando mais de um milhão de reais por mês !!!

Nada justifica que uma mãe tenha que assistir a um(a) filho(a) morrer por falta de recursos financeiros para tratá-lo(la), enquanto alguns endinheirados “jogam dinheiro pelo ralo”. É uma dor muito grande...

Sem justiça social é uma grande hipocrisia falar em democracia...

O capitalismo financeiro é mais imoral ainda. Através dele, se negociam apenas supostos direitos, compram-se e vendem-se dinheiro estrangeiro e papeis que retratariam a mais valia, vale dizer, o trabalho não remunerado do trabalhador.

Vale dizer, o resultante da força de trabalho é negociado nas bolsas de valores, em uma jogatina perversa. Pessoas podem ficar ricas sem nada fazer, tomando um bom vinho nos bares de Paris.

Enquanto isso, a classe trabalhadora continua “comendo o pão que o diabo amassou”, sem condições de dar uma vida melhor para seus filhos e filhas.

Os(as) trabalhadores(as) têm pouca possibilidade de ascender socialmente e não têm maiores perspectivas de vida com verdadeira felicidade.

O capitalismo financeiro não produz qualquer riqueza e ainda onera a atividade produtiva.

Enfim, este atual modelo de nossa sociedade é injusto, é um engodo, é uma mistificação e só sobrevive tendo em vista as estratégias perversas dos grandes empresários nacionais e internacionais, sempre com a fiel ajuda da grande mídia empresarial.

Com a ajuda da grande mídia corporativa, a classe dominante se “apodera” do Estado, que passa a ser a instrumentalização política do seu poder econômico.

O mundo está sendo dominado pelas grandes corporações e o ser humano está perdendo o controle de seu destino, chegando a colocar em risco até mesmo o nosso planeta.

O capitalismo, com a sempre crescente necessidade de produção e consumo, está degradando a natureza e vai tornar inviável o nosso planeta.

Esta pandemia está impedindo que a grande mídia continue escondendo as mazelas e as desgraças causadas por este modelo injusto de sociedade.

A degradação do ser humano está sendo exposta e as pessoas estão tendo consciência do quanto é nefasta esta ordem econômica, que não privilegia quem trabalha, mas sim quem administra o trabalho dos outros(as).

Algum dia, o povo se libertará desta exploração, desta opressão. Para isso, será necessário que ele tenha consciência de todo este processo ardiloso. Tal consciência de classe depende muito de uma sólida educação crítica.

Não é por outro motivo que a direita tem tanto medo da cultura, dos artistas, do conhecimento histórico e científico.

Vamos trabalhar neste sentido, vamos trabalhar para que as futuras gerações tenham um mundo melhor.

Nossa contribuição deve ser também no plano das ideias. Com elas, podemos derrotar este obscurantismo que cresce em nosso país, muito apoiado em um retrógrado fundamentalismo religioso.

Socialismo ou barbárie !!!

Vida digna para todos !!!

 

2 -   CORAGEM

O que mais precisamos, neste ano de 2020, é de CORAGEM (vejam o vídeo e a linda letra da música:  https://www.youtube.com/watch?v=Ck9T5NuxvoM

Um povo consciente de que a sua luta é justa e necessária é um povo sem medo.

Precisamos de CORAGEM para vencer as vicissitudes do dia a dia;

Precisamos de CORAGEM para vencer esta apatia e tristeza que assolam a nossa sociedade, diante deste momento de obscurantismo;

Precisamos de CORAGEM para não deixar que o conhecimento histórico seja derrogado por mistificações da realidade passada;

Precisamos de CORAGEM para lutar em prol do conhecimento científico e contra equivocado fundamentalismo religioso;

Precisamos de CORAGEM para vencer este novo coronavírus, que já deu causa à morte de cerca de duzentas mil pessoas em todo o mundo;

Precisamos de CORAGEM para não nos rendermos a esta sociedade hipócrita e egoísta, sendo por ela contaminados;

Precisamos de CORAGEM para continuarmos correndo em direção ao nosso "horizonte utópico", para que o pragmatismo não vença a poesia;

Precisamos de CORAGEM para continuarmos honrando aqueles que morreram, lutando pelos mesmos sonhos que ainda tornam nossas vidas sadias e relevantes;

Precisamos de CORAGEM para que não achemos normal a miséria e o sofrimento das pessoas que são exploradas em nossa sociedade;

Precisamos de CORAGEM para continuar a luta por uma sociedade mais justa; mesmo que esta luta importe em certas rupturas e sacrifícios pessoais;

Precisamos de CORAGEM para resistir à escalada do fascismo em nossa pátria;

Precisamos de CORAGEM para resistir à tentativa retorno a qualquer tipo de ditadura, bem como de coragem para lutar contra ela, caso esta tragédia se instale novamente no Brasil; 

Precisamos de coragem para "continuarmos vivos entre tantos mortos", como disse Leon Gieco, em uma de suas belas músicas.

 

Imagem Ilustrativa do Post: Saiba como tirar a carteira de trabalho // Foto de: Agência Brasília // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/41321175964

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/2.0/legalcode

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura