O DESÂNIMO COM A NOSSA ATUAL REALIDADE ACABA EM DECISÃO DE NÃO DESISTIR, MAS SIM DE RESISTIR, CUSTE O QUE CUSTAR

23/07/2019

 

1)  ESTOU EMOCIONALMENTE EXAUSTO. A NOSSA ATUAL REALIDADE SOCIAL NOS TRAZ UM SENTIMENTO DE TOTAL DERROTA ...

POR ISSO, POR HOJE, ME DESPEÇO COM ESTA LINDA MÚSICA, PENSANDO QUE EM BREVE TALVEZ TENHAMOS DE DIZER QUE É "TIME TO SAY GOOBYE” ...

Companheiros e camaradas, confesso que hoje me sinto cansado. Na verdade, diante de tantas derrotas em nossa luta de mais de 50 anos, me sinto emocionalmente exausto.

Estou perdendo a esperança em nossas instituições. Estou perdendo a esperança no ser humano...

É muita desilusão e frustrações acumuladas nestes últimos anos. Não sei como o ex-presidente Lula consegue superar esta forçada solidão, vivendo em uma cela fria em Curitiba, longe de seu parentes e amigos. 

O sentimento de injustiça é tão desesperador com a saudade que sentimos dos nossos entes queridos que já faleceram. Ele já perdeu muitos deles.

O que mais me preocupa é que estou começando a achar que este povo merece mesmo este Presidente, este Poder Legislativo e este Poder Judiciário ... 

Isto está me angustiando, porque não é compatível com a minha formação ideológica.

Na mensagem anterior, que hoje, pela manhã, coloquei nesta página, já demonstrava todo o meu ceticismo em face de nossa realidade política, econômica e social em geral. Falei da minha decepção com o nosso sistema de justiça criminal.

Vejam, não é fácil você, ao final de uma longa caminhada existencial, chegar a cogitar que a sua longa dedicação à Ciência do Direito resultou em nada, em total fracasso, ao menos, no sentido pessoal.

Jamais poderia imaginar que, em meu país, pudéssemos ter um Supremo Tribunal Federal como este de agora; um sistema de justiça criminal tão parcial, medíocre, corporativo e despreparado como este de agora.
Como poderia imaginar que o "meu" Ministério Público poderia chegar a este lamentável nível a que chegou???

Acho que não é necessário apontar as mazelas que me levam a este total descrédito, pois são todas pública, notórias e atuais.

Continuo com o conflito que venho carregando há cerca de um ano: não sei o rumo que devo dar aos poucos anos que restam da minha vida... 
Será que vale a pena continuar dando "soco em ponta de faca" ??? Como e onde continuar lutando por uma sociedade menos obscura, egoísta e injusta???

Poucas vezes, em momento de crise como este, cheguei a pensar em abandonar a luta. Entretanto, nestas poucas vezes, consegui superar o desânimo e voltei para o embate.

O problema de agora é que temos uma nova sociedade, uma sociedade conservadora ou mesmo reacionária. Uma sociedade que flerta com o fascismo.

Ademais, temos uma mídia corporativa massacrante e uma classe dominante atrasada e bestializada.

O fundamentalismo religioso busca desconstruir a nossa história de lutas e atacar o conhecimento científico. Ser ignorante dá "status". O povo está infantilizado e sem nenhuma consciência política e social.

Nada obstante tudo isto, espero que amanheça com outro ânimo e que meu temperamento irrequieto e rebelde não me deixe bater em retirada, não me deixe sucumbir e aceitar a triste derrota existencial.

Quem sabe não seria eu mais feliz em curtir a minha velhice em um outro modelo de sociedade??? O certo é que não me adapto a esta nossa sociedade "idiotizada". Tenho de reconhecer que a minha idade já não mais me permite pensar em outro tipo de luta em prol rupturas sociais.

Peço desculpas por publicar um texto tão pessoal ou intimista. Entretanto, acho que muitos também estão com este estado de desânimo e vão me compreender.

Enfim, espero que amanhã a minha música possa ser esta do Chico Buarque:

seguindo o conselho da banca R.E.M.:

 

2) NÃO VAMOS NEGLIGENCIAR COM O FASCISMO. SEMPRE TEREMOS ALGO A FAZER. NÃO PERDEREMOS ESTA BATALHA SEM RESISTIR E DEIXAR A MARCA DO NOSSO PROCESSO CIVILIZATÓRIO. NÃO VOU DESISTIR; VOU RESISTIR, CUSTE O QUE CUSTAR !!!

MUITOS DE NÓS ESTÃO PERPLEXOS E DESORIENTADOS DIANTE DESTA TRISTE SITUAÇÃO PELA QUAL ESTAMOS SENDO OBRIGADOS A PASSAR. 

O BRASIL NÃO MERECIA TAMANHOS DESMANDOS E DESCALABROS.

Via internet, recebi este excelente e triste texto do músico MANNO GÓES. Ele está em total consonância com o meu "desabafo" postado ontem nesta página.

Precisamos refletir sobre a forma pela qual vamos resistir à invasão das práticas fascistas em nossa sociedade. Vislumbro dias terríveis a curto prazo. Vejo o terror acuando a nossa sociedade. Acho que devemos nos preparar para resistir a esta involução civilizatória, custe o que custar.

Embora não mais acredite nos instrumentos institucionais, todos eles contaminados pelo oportunismo, carreirismo, corporativismo, pelo conservadorismo, pelo individualismo e por tudo que caracterizou o movimento fascista no passado, não vou abandonar a luta contra este absurdo retrocesso social. Vou buscar novos caminhos ...

Vale muito a pena ler !!! 

"Percebo nos olhos dos amigos de luta a tristeza e o cansaço.

E confesso que muitas vezes em que me olhei no espelho ultimamente não gostei do vi: nossos sorrisos estão mais tímidos, escondidos e raros.

É triste observar o nepotismo, o popularismo, a cretinice, a canalhice, a mediocridade que imperam no país nadar de braçada à nossa frente.

Sem críticas, questionamentos ou constrangimentos.

Há uma espécie de cegueira coletiva, consequências de um país que enlouqueceu, embruteceu e emburreceu.

O pior da direita é que eles não ligam para a História. Não aprendem nada.

Se sentir enojado como esse governo que está aí não significa necessariamente ser “Lula Livre” ou “petista”.

Trata-se de uma questão de inteligência mesmo.

Não ser Bolsonaro, esse equívoco histórico horrível, não significa ser Lula.

Então, perceber essa anestesia intelectual, que compactua com coisas como Olavo de Carvalho, terraplanistas, Damares e essa ruma de gente constrangedora e imoral é doloroso.

Observar a defesa sem críticas à Moro e Dallagnol, mesmo diante das perturbadoras mensagens vazadas é desalentador.

Ouvir de amigos afirmações de que Jean Willys “vendeu” seu mandato ao vereador do Rio David Miranda, repetindo um mantra desonesto e completamente sem noção de fake News criados pro Carluxo, através de seu perfil bizarro “pavão misterioso” é muito triste. É ver derretendo uma admiração, um carinho, uma confiança na capacidade intelectual de tais amigos.

Ouvir pessoas próximas defender que as mensagens do Intercept são falsas e que Gleen, um jornalista premiado com um Pulitzer e um Oscar é um “bandido verdevaldo” é profundamente chocante.


Perceber a imaturidade política e desonestidade intelectual em quem você admira é muito impactante.

E sei que não sou só eu que estou passando por isso. Todos nós, que percebemos claramente o esforço feroz de destruírem um projeto de soberania e protagonismo nacional estamos nos sentindo muito tristes. E impotentes. A cada dia é uma surpresa nova. Um choque novo. E uma constatação de que eles não estão ligando.

Sempre foi luta de classes. Sempre foi.

Estamos diante de mais uma: a reforma trabalhista da forma que foi feita; a reforma da previdência tal qual está sendo feita; a vilanização da cultura, do pensamento, do ensino público gratuito; trata-se tão somente de luta de classes.

Nós, que acreditamos em um país mais justo e mais humano, estamos perplexos diante das maldades perpetradas por pessoas que se dizem do bem, conduzidas pela fé e pela palavra de Deus. Nós, que entendemos a palavra de Jesus mesmo sem que necessariamente acreditemos nele como filho de Deus, estamos perplexos. É o oposto do mantra mais simples e repetido de sua palavra: “amai o próximo como a si mesmo”.

Essas pessoas de bem odeiam pobres. Odeiam pretos. Odeiam gays. Odeiam as diferenças. E detestaram ver essas diferenças ocupando espaços antes reservados apenas para eles, os nobres e superiores cidadãos da Casa Grande da nossa eterna senzala.

Luta de classes.

Estamos tristes e adoecidos, é verdade.

Mas é agora, mais do que nunca, que precisamos manter a cabeça de pé.

Nenhuma maldade dura para sempre.

É da natureza das coisas a luz vencer a escuridão.

Vamos manter nossa alma, cabeça e espírito fortes.

Vamos resistir. A maldade perderá um dia, pois assim foi na inquisição, no nazismo, nas ditaduras e assim será mais uma vez.

Reúnam-se com seus amigos de fé e riam, gargalhem, se divirtam.

Quando for inevitável estar com os parentes e amigos “gente do bem cristã”, respire fundo e seja superior. Porque somos superiores. Estamos do lado certo da história.

Esteja mais com quem gosta de estar.

Leia mais livros bons. Assista mais filmes. Mais séries. Passeie mais com quem gosta. Dê mais valor a quem você ama. Se ame mais.

Essa dor vai passar.

Pois toda dor é como nuvem que se forma, se desmancha e vai embora.

E se por acaso queimar a pipoca no microondas, dê risada e jogue tudo fora. Há coisas mais importantes para a gente dar atenção!

Sigamos!

Juntos".

 

 

 

Imagem Ilustrativa do Post: write pen man // Foto de: Free Photos // Sem alterações

Disponível em: https://pixabay.com/en/writing-pen-man-ink-paper-pencils-1149962/

Licença de uso: https://pixabay.com/en/service/terms/#usage

 

 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura