O aumento da carteira de clientes na advocacia e o que a Disney tem a ver isso

10/08/2017

Por Camila Berni – 10/08/2017

"De todas as coisas que eu fiz, o mais importante é coordenar os que trabalham comigo e conduzir os seus esforços a um determinado objetivo. "

Walt Disney

Aumentar a carteira de clientes é o desejo de todo empreendedor. De advogados empreendedores também. Apesar de terem de lidar com alguns ajustes quanto à publicidade e à forma de prospecção de clientes em razão das peculiaridades da profissão, é plenamente possível e viável criar estratégias éticas ativas para o aumento do número de clientes atendidos e, por consequência, o aumento do resultado financeiro.

Para essa jornada, cada vez mais a excelência interna em aspectos de gestão do negócio da advocacia tem se mostrado essencial para advogados que querem ir mais longe.

Um modelo que representa excelência em serviço é, sem sombra de dúvidas, o criado pela Walt Disney World, referência mundial em qualidade e em atendimento.

Desde o início, que não foi nada fácil, Walt sabia onde queria chegar, tinha certeza do seu objetivo. E esse é o primeiro ponto para ser extraordinário: saber onde se quer chegar.

Para Walt Disney, sonho é um bilhete impresso. Dizia isso em menção aos bilhetes de trem, que tem dia e horário de partida, dia e horário de chegada e, o mais importante, o destino.

Entretanto, Walt também sabia que não se consegue criar algo espetacular sozinho, é preciso pessoas para a construção desse sonho. E só pessoas encantadas internamente, encantarão o cliente externo.

Criar condições para o desenvolvimento da equipe e alinhar o crescimento delas à visão de futuro do escritório que inspire as pessoas a agir, motivá-las para que se apaixonem por esse futuro e engajá-las na execução do plano por que o desejam, e não por que são obrigadas, é um exercício de liderança que advogados sócios ou gestores precisam equacionar.

Advogados também devem afinar a arte da comunicação e do envolvimento de pessoas, dando a cada um o seu papel, o seu roteiro, expectativas claras de desempenho para a conquista daquele futuro motivador a todos, ajustar a rota e ao final celebrar a vitória!

Mas por que isso é importante na advocacia? Porque quanto mais as suas pessoas estiverem conectadas ao seu escritório e aos motivos que levarão todos juntos ao atingimento da visão, mais felizes e engajadas estarão e, por via reflexa, melhor atenderão ao seu cliente, gerando uma experiência de compra memorável (que gera a fidelização, recompra e indicação de novos clientes).

Pessoas conectadas emocionalmente ao que fazem tem melhores resultados e conseguem, com clareza, ver o impacto das suas ações diárias no objetivo maior de longo prazo.

Cuide das suas pessoas se quiser manter e aumentar a sua carteira de clientes elas são o seu escritório na mente do seu convidado. Dê a elas algo por que se inspirar e se conectar, alinhe o desenvolvimento pessoal delas à visão do escritório.

Só a ação realiza, o papel aceita tudo, advogados sabem disso. A execução das ações coordenadas no curto prazo é que contribuirá no aumento da carteira de clientes e, por consequência, do resultado financeiro.


Camila Berni. . Camila Berni é advogada, consultora em Gestão e Marketing para Advogados. . . .


Imagem Ilustrativa do Post: Hope To See Ya Real Soon! // Foto de: CL Photographs // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/christiantlambert/11793632654

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode


O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.


 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura