Natammy Bonissoni, em entrevista, fala sobre a obra "O Acesso à Água Potável como um Instrumento para o alcance da Sustentabilidade" publicada pela Editora Empório do Direito!

30/07/2016

Natammy, fale sobre como escolheu o Direito e sobre sua trajetória profissional.

Bem, diferente de alguns de meus colegas, a minha família não carrega tradição na área do direito; eu fui a primeira a optar pela continuidade na vida acadêmica na área do Direito, encontrando-me, atualmente, na condição de doutoranda em Ciência Jurídica.

Qual a proposta do livro "O Acesso à Água Potável como um Instrumento para o alcance da Sustentabilidade", publicado recentemente pela Editora Empório do Direito?

O livro tem por finalidade analisar o Meio Ambiente e a Sustentabilidade dentro do atual cenário da crise ambiental, a partir de caracterização destes institutos como direitos humanos fundamentais. A proposta da obra é bastante atual e pertinente dentro do território nacional, tendo em vista o Brasil ter passado por uma das piores crises hídricas da história nos últimos anos, e também apresenta relevância internacional, em razão da pesquisa abordar dados fornecidos por agências e organizações internacionais que mostram a emergencial situação da crise da água em contexto global.

Quais as motivações para escrever sobre este tema?

Esta obra é cheia de significado para mim. Conheci um trabalho fantástico, realizado no sertão nordestino, o qual despertou um desejo em escrever sobre necessidades reais que também poderiam ser experimentadas por mim. O Projeto Mais Água (recomendo que todos conheçam a seriedade deste trabalho por meio do site:http://www.vaivalerapena.org.br/mais-agua.html) possibilitou o meu acesso a regiões do Nordeste que eu, sinceramente, não imaginava um dia poder conhecer. Enfim, passei alguns dias na cidade de Betânia do Piauí, detentora de um dos piores IDHM do país, e percebi que, o mínimo que eu poderia fazer, era tratar deste assunto através de uma pesquisa científica munida de dados acadêmicos, científicos e técnicos.

Conte como foi o processo de pesquisa para escrever a obra.

Logo após o meu retorno do Piauí, comecei a estruturar a pesquisa, que ficou pronta alguns meses depois. Com a ajuda do Dr. Marcos Leite Garcia, um dos maiores nomes relacionados a Direitos Fundamentais no país, percebi que, pra tratar sobre o acesso à água potável como um instrumento ao alcance da Sustentabilidade, deveria primeiro, caracterizá-la como umDireito Humano fundamental. Partindo dos acontecimentos ocorridos durante a Revolução Francesa, até a Primeira conferência internacional do Meio Ambiente, a obra apresentou eventos importantes e relevantes para a construção do objetivo da pesquisa: a apresentação do acesso à água potável e a sua estreita ligação com a Sustentabilidade.

Quais as principais conclusões adquiridas com a obra?

Confesso que os resultados apresentados já eram imagináveis, mas o que mais me impressionou foi o caráter emergencial da atual situação da água a partir da coleta de dados dos órgãos governamentais. Pude concluir que o favorecimento do acesso de água potável proporciona efetivamente o alcance do equilíbrio das dimensões social, ambiental e econômica da Sustentabilidade. Entretanto, levar em conta a crise ambiental estabelecida desde a revolução industrial, respeitar o caráter finito dos recursos naturais e buscar alternativas viáveis e sustentáveis para a resoluções das problemáticas ambientais é o mínimo que podemos fazer para possibilitar a inserção do fornecimento de água potável como um instrumento de auxílio à consecução da sustentabilidade.

Fale sobre os planos para futuras publicações.

Atualmente estou escrevendo e pesquisando sobre outro tema interessantíssimo dentro do contexto pluralista da pós-modernidade: a Liberdade Religiosa. Estou ansiosa para começar a escrever e a publicar, tendo em vista ser um assunto que, em território nacional, ainda temos muito que avançar.

Algumas outras considerações que julgar pertinente.

Para encerrar, gostaria de incentivar, humildemente, a todos que estão lendo esta entrevista a pesquisarem e escreverem sobre temas que não somente despertem interesse acadêmico científico mas que realmente possam fazer a diferença em outras vidas.


Conheça mais detalhes da obra e reserve o seu exemplar aqui.

livro-ag

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura