Magistrada catarinense ganha menção honrosa em concurso de direitos humanos

14/02/2017

Por Redação - 14/02/2017

Nesta terça-feira (14), a Juíza Ana Cristina Borba Alves, titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de São José-SC, receberá menção honrosa conferido pelo 1º Concurso Nacional de Decisões Judiciais e Acórdãos em Direitos Humanos, organizado pelo CNJ e pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça.

Na decisão premiada, a magistrada determinou a demolição do prédio do Centro Educacional São Lucas por considerar haver flagrante desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Na época, o local, então o maior do Estado de Santa Catarina, abrigava 63 internos.

"Em 19 anos de magistratura, foi sem dúvida o processo mais tormentoso em que estive à frente. Mas apesar de todas as pedras e espinhos encontrados pelo caminho, valeu a pena pelo desfecho, pois a demolição do eufemisticamente chamado Centro Educacional São Lucas foi muito mais que a demolição de um prédio! Foi, sobretudo, de uma importância simbólica muito grande! A tentativa da quebra de um paradigma, para dar lugar a um novo sistema socioeducativo na Grande Florianópolis! Estendo, ainda, a toda a magistratura catarinense, pois o prêmio é um bálsamo para todos nós, juízes catarinenses que lutam por uma sociedade mais justa!", assinalou a Juíza. 

Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina


Imagem Ilustrativa do Post: Blind Justice // Foto de: Stuart Seeger // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/stuseeger/10030881495/

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode


O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura