LIVRO: Julgamentos Históricos: Casos que Marcaram Época no Brasil e no Mundo - Diego Augusto Bayer

25/10/2020

Relembrar a história do Direito é algo muito importante para entendermos algumas garantias e direitos fundamentais hoje adquiridos. Pensando nisso, a obra Julgamentos Históricos surgiu da vontade de relatar um pouco alguns julgamentos que marcaram época, tanto no âmbito nacional como estrangeiro, que muitas vezes acabam esquecidos pelo passar dos anos e que fazem parte da construção de diversas garantias hoje previstas em nossos ordenamentos.

Assim, a ideia foi abordar nesta obra, casos rumorosos que ajudaram a construir a história do Judiciário no país e no mundo, sendo estes julgamentos que marcaram época e algumas mazelas do processo penal brasileiro. Tratou-se de julgamentos incontroversos e também alguns erros do judiciário, onde através de uma pesquisa histórica, doutrinária e jurisprudencial, traçar um relato dos fatos, processo e sentença dos fatos que marcaram a história. Foram abordados casos históricos em uma reconstrução bibliográfica sobre os fatos, tentando aprofundar o máximo de conhecimento sobre cada uma das histórias. Este trabalho desenvolveu-se primeiro através de uma coluna no site do Justificando, com o convite do brilhante Brenno Tardelli, onde a coluna era assinada com a parceira de escrita Bel Aquino. Posteriormente, a coluna retornou escrita ao lado da parceira de vida Cidânia Aparecida Locatelli. Assim, surgiu a ideia de transformar essas pesquisas de casos históricos em um projeto de pesquisa, onde em conjunto com a Escola de Direito do Centro Universitário Católica de Santa Catarina e o Grupo de Pesquisa Direito, Justiça e Cidadania, na linha Crime e Sociedade, os alunos do 2º Semestre do curso de Direito de 2018-2 aceitaram o desafio de realizar pesquisas históricas e enriqueceram esta edição.

Assim, completou-se uma nova versão, repaginada, atualizada e acrescida de diversos casos históricos que ocorreram no Brasil e no mundo. Espero que gostem da obra e agradeço a todos aqueles que prestigiam a leitura desta obra.

O Autor

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura