O Livro Feminismos, Artes e Direitos das Humanas, está sendo lançado pela Editora Tirant Lo Blanch, em parceria com as organizadoras Aline Gostinski, Gisela Maria Bester e Ezilda Melo. Já está disponível para venda! Para adquirir a obra, acesse.
Notas de Edição:
"Nesta coletânea, nomeada Feminismos, Artes e Direitos das Humanas, da Coleção Direito e Arte, encontram-se escritas e imagens tratando sobre os Direitos das Mulheres, o que possibilita darmos visibilidade às produções de sujeitos de direito que se expressam autonomamente, mostrando suas criações por meio de linguagens literárias, científicas e artísticas.
A obra pretende-se inicialmente jurídica, porém sem as amarras de um discurso rijo, fixo e eminentemente legalista. Traz o falar do direito das humanas a partir de múltiplas vivências e de experiências muito próprias, que perpassam por textos autorais dispostos a um diálogo transdisciplinar, tendo como linha de cruzamento e de ligação o feminismo, ou melhor, as suas várias vertentes.
Por sua riqueza plural, este livro pode ser utilizado nos Cursos de Graduação em Direito do País, servindo de material de apoio para disciplinas propedêuticas, como Sociologia do Direito e Direitos Humanos, e a todas as demais de formação humanística, como Criminologia Crítica, Criminologia Feminista, Gênero e Direito, Direito e Literatura. A obra serve ainda, com muita propriedade, para subsidiar estudos e debates de diversos temas trans, multi e interdisciplinares que reflitam sobre questões do gênero feminino, a partir da voz feminina, sobretudo em âmbito de Cursos de Pós-graduações. Não são homens que aqui falam por nós. Temos vozes e nos fazemos ouvir; temos letras e nos fazemos ler, seja na ciência, seja na literatura. É também uma obra imagética, ao portar forte apelo de significantes imaginários de construções poéticas em símbolos e imagens que se fazem presentes no amplo mosaico apresentado. No conjunto destas quase 600 páginas acham-se reunidas vozes de mulheres, em seus múltiplos papéis, ávidas pela troca, pelo encontro, e pelo diálogo fundante de novas possibilidades.
As Organizadoras
Ezilda Melo e Gisela Bester"