Dentre os últimos lançamentos da Editora Empório do Direito está o livro “Ronaldo Dworkin: Direito, Política e Pessoa Humana” de Georges Abboud, George Salomão Leite e Agassiz Almeida Filho.
Confira trecho do Prefácio da Obra:
“Eu fiquei impressionado como ao longo dos últimos 20 anos, em particular, tivemos neste Colégio uma série de pesquisadores brasileiros de alta qualidade. O que especialmente caracterizava-os era um impressionante compromisso com a Constituição Brasileira, uma Constituição emergindo de uma reação a longos períodos de ditadura e, talvez não surpreendentemente, explícita ao empregar princípios morais para sua interpretação. Estes alunos, no início da década de 2000, criaram um grupo de estudos com os nossos estudantes alemães para compartilhar perguntas de interpretação constitucional, uma vez que, entendo, há semelhanças entre ambas as Constituições, brasileira e alemã.
Também estou ciente de um grande interesse em Dworkin no Brasil, e gostei bastante de ter uma tradução de meu livro Ronald Dworkin, amplamente divulgado, além de notar que um número significativo de acessos ao meu site - talvez um quarto - vêm do Brasil. Eu estava particularmente satisfeito porque sinto que começo a entender Dworkin "direito" - compreendo a ele - que, em todo o mundo, mas especialmente no Reino Unido, é amplamente mal entendido. Talvez isso já devesse ser esperado no Reino Unido, uma vez que houve o início de uma compreensão precoce e muito articulada do positivismo jurídico, uma doutrina arraigada em indagações acerca da validade da lei, independentemente de verdades sociais empíricas de moralidade.
(...)
A obra Ronald Dworkin: Direito, Política e Pessoa Humana, que tenho a honra de prefaciar, apresenta aos leitores uma visão densa e profunda do pensamento dworkiano, constituindo-se em fonte obrigatória de leitura no tocante ao tema proposto.”
Londres, Inglaterra, 2018.
Stephen Guest
Professor Emérito de Filosofia do Direito da University College London/Inglaterra. Ex-aluno de Ronald Dworkin na University College Oxford/
Londres, em 1973.
Para garantir seu exemplar, acesse o link.