Por Redação - 27/07/2-16
Quetilin Oliveira analisará semanalmente um livro da Editora Empório do Direito em seu Canal do YouTube Mundo do Direito. Os vídeos serão publicados todas as quintas-feiras aqui no Empório do Direito. Abaixo, Quetilin fala sobre essa parceria:
Quetilin, primeiramente fale sobre você, como escolheu o Direito e sua trajetória profissional.
A escolha aconteceu de uma maneira muito natural e aos 16 anos (quando passei no vestibular) eu estava certa da decisão em ingressar na Universidade e cursar direito.
Apesar de ser muito nova eu sabia que me arriscaria ao optar por uma área completamente diferente da escolhida por minha família, portanto, apesar de não sofrer influências quanto a minha escolha do curso obtive apoio incondicional dos meus pais.
Sempre me identifiquei com os debates, propostas literárias e matérias abordadas durante o curso de direito. Estudar matérias das quais eu sempre me identifiquei como filosofia, sociologia e história do direito eram um passatempo para mim.
Durante o curso trabalhei por cerca de dois anos na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional em Itajaí – SC, local onde ganhei a base sólida de conhecimento sobre direito público, foi uma oportunidade única da qual sou grata por essa grande experiência.
Como eu sempre amei escrever e objetivava escrever profissionalmente elaborei durante a graduação artigos científicos focados nas áreas de direito público, sempre com a orientação e parceria dos meus professores.
O sonho de ser escritora então acabou saindo do papel com a publicação do meu livro pela Editora Empório do Direito, intitulado: Criminal Compliance e a Lei de Lavagem de Capitais: Uma análise acerca dos limites da responsabilidade do advogado. O tema do livro surgiu da elaboração da minha monografia que teve a orientação do Professor Airto Chaves Júnior.
Estou no quarto ano como servidora pública no poder executivo do Município de Itapema - SC, atuando com direito administrativo e constitucional, diretamente no que tange ao Processo Legislativo da referida municipalidade.
Nesses quatro anos pude aprender muito sobre tais áreas, motivo pelo qual possuo afinidade, especialmente, com direito constitucional, optando por tal área para dar continuidade com os estudos na pós-graduação (de onde surgiu a ideia da série “Constitucional Sem Medo”, trabalhada em meu Canal no YouTube).
Você é a idealizadora do Canal "Mundo do Direito" no YouTube. Como surgiu esta ideia?
A ideia surgiu no último ano da minha graduação, muitos amigos e colegas do curso apareciam com dúvidas e questionamentos sobre a rotina enfrentada dentro da Universidade como estágios, horas extracurriculares, rotina de estudos, foi então que pensei: “Vou compartilhar essas informações e dicas que ninguém ensina diretamente na Universidade”.
Então, quando compartilhei o vídeo de abertura do Canal no YouTube a ideia foi muito bem recepcionada. Ao longo do tempo fui desenvolvendo vídeos com conteúdo visando abordar a elaboração e pesquisa de artigos científicos, dicas sobre rotina de estudos, inclusive para concursos públicos, experiências profissionais e acadêmicas, e, recentemente a série “Constitucional Sem Medo” que tem como objetivo desmistificar a ideia de que direito constitucional é uma matéria difícil de aprender.
O foco central do Canal é compartilhar conhecimento jurídico de maneira clara e objetiva sem ser algo maçante aos acadêmicos e profissionais da área do Direito.
Qual a proposta desta nova coluna, que é uma parceria entre o Empório do Direito e o canal do YouTube Mundo do Direito?
A proposta da nova coluna trata-se da abordagem do conteúdo dos Livros lançados pela Editora Empório do Direito através de vídeos em meu Canal no YouTube. A ideia encaixa perfeitamente com a ideologia do Canal, que tem como objetivo oportunizar o conhecimento a todos.
Nos vídeos abordarei sobre os autores, linha de pesquisa e o tema de cada livro. Acredito que esse formato irá aproximar os leitores que poderão ter uma visão mais criteriosa quando da escolha de cada livro.
Quais suas expectativas em fazer parte do time de colunistas do Empório do Direito?
Posso dizer que é uma honra integrar o excelente time de colunistas do Empório do Direito, são profissionais de renome que operam agregando suas experiências e conteúdo jurídico de qualidade.
As expectativas são positivas, espero poder compartilhar conhecimento de maneira interativa através da coluna, dividindo com o público o máximo de informação quanto aos livros da Editora Empório do Direito.