O professor Fauzi Hassan Choukr está lançando um novo site, a temática dele é 100% educacional, com dicas, artigos, vídeos, palestras e muito mais!
1) Fauzi, poderia falar um pouco sobre o site?
O site nasceu pela necessidade de concentrar, num espaço único, o conteúdo da minha produção acadêmica disposta em artigos, livros e palestras. Dessa ideia original outros conteúdos vêm sendo naturalmente incorporados como sugestões culturais de eventos, livros e artigos na área jurídica e, de forma mais ampla, outros conteúdos culturais. Eu vejo o site como um “ponto de encontro” para todas as pessoas que compartilham os valores e ideais humanistas que sempre nortearam meu modo de vida e meu trabalho acadêmico.
2) Como surgiu a ideia de criar um site voltado para a educação jurídica?
Na verdade, penso no site como um espaço onde posso dialogar com os(as) amigas(os) sobre determinados temas jurídicos também pela oferta de palestras ou pequenas exposições de cunho teórico e prático sobre temas constantes no universo jurídico ou alguns assuntos mais prementes. Porém, nunca foi do meu modo de ser explorar temas midiáticos no calor do momento em que se apresentam. Esse tipo de exploração, que muitas pessoas fazem com bastante propriedade, está fora da necessária maturação e reflexão inerentes a minha pesquisa. O que muitas vezes acontece é o contrário: ter consolidado reflexões sobre determinado assunto que, em dado momento, surge numa situação de grande repercussão midiática.
3) O senhor pode falar um pouco sobre os projetos futuros?
O site é conduzido de forma bastante artesanal, sem qualquer apoio administrativo para inserção de conteúdos ou estruturação de projetos. E penso que será mantido desta forma ainda por muito tempo. Nestes tempos de distanciamento social imposto pela situação de saúde pública, quero empregá-lo como uma forma de otimização da expansão e circulação de temas e ideias jurídicas.
4) O ambiente abordará somente temas de Direito Processual Penal?
Há temas que estão necessariamente ligados ao processo penal na minha formação: ciência política, filosofia, sociologia, direito constitucional, direitos humanos, direito internacional público sempre estiveram presentes nas minhas preocupações. Essas áreas sempre estarão presentes. Mas não me aventurarei, como nunca o fiz nestes anos de trabalho acadêmico, a entrar em temas ou campos que não fazem parte das minhas reflexões consolidadas.