Divulgação de ranking de melhores e piores funcionários na intranet é considerada vexatória

10/11/2021

Um banco foi condenado ao pagamento de indenização a uma bancária em razão da cobrança excessiva de atingir metas, que incluía a divulgação de um ranking dos melhores e dos piores funcionários em seu portal na internet.

O TST negou os recursos do banco e a decisão condenatória foi mantida. Na reclamação trabalhista, a bancária afirmou que as cobranças de meta eram abusivas e prejudiciais à saúde dos empregados. Ainda de acordo com ela, a divulgação de um ranking dos piores e dos melhores fazia parte do método de gestão, que acabava criando "uma verdadeira zona de constrangimento entre os empregados”, gerando terror e medo de perder o emprego.

A justiça em primeiro grau deferiu a indenização de R$8 mil, a sentença observa que até mesmo o preposto do banco declarou que haviam cobranças excessivas e ameaças de substituição, caso as metas não fossem atingidas.

O TRT majorou o valor da reparação em R$50 mil.

 

Fonte: TST

 

Imagem Ilustrativa do Post: Saiba como tirar a carteira de trabalho // Foto de: Agência Brasília // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/41321175964

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/2.0/legalcode

 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura