Dez documentários sobre o sistema prisional brasileiro

14/01/2017

Por Redação- 14/01/2017

Selecionamos 10 documentários para entender a realidade do sistema penal e da atual crise do sistema penitenciário brasileiro, confira:

  1) Quanto mais presos, maior o lucro Esse vídeo fala sobre como a iniciativa privada pretende transformar seres humanos em produtos descartáveis, através da privatização dos presídios. Regra nº1 - NADA! substitui o lucro. 2) As Mulheres e o Cárcere

A tortura não é exceção, mas instrumento inerente ao sistema carcerário. As precaríssimas condições das prisões, onde viceja toda a ordem de violação da integridade e da dignidade humana, são em si mesmas torturadoras. O encarceramento massivo das camadas mais pobres da população, que é o mesmo povo periférico que sempre viu negado seus direitos e acesso aos programas sociais, se apresenta como uma política torturadora dos marginalizados.

No sistema prisional brasileiro, que já conta com mais de 600 mil pessoas, a tortura se reinventa e amplia suas técnicas. Se dentro das prisões ela é multifacetada, na lógica do Estado Penal a tortura extrapola os muros das cadeias, iniciando-se na abordagem policial das pessoas pobres e se estendendo às famílias das pessoas presas através, por exemplo, da infame revista vexatória.

Para denunciar esse bárbarie, a Pastoral Carcerária apresenta o minidocumentário Tortura e Encarceramento em Massa no Brasil 2015, organizado em duas partes.

A parte 1, intitulada “A Tortura como Política de Estado”, trata das novas roupagens da tortura dentro do sistema carcerário. Já a parte 2, “As Mulheres e o Cárcere”, aborda as torturas sofridas especificamente pelas mulheres presas.

Queremos que esse material seja mais um instrumento na luta contra o encarceramento em massa, e que contribua para traçarmos o caminho para a construção do tão almejado “mundo sem cárceres”.

 

Parte 2, “As Mulheres e o Cárcere”, abordará as torturas sofridas especificamente pelas mulheres presas.

  3) Tortura e Encarceramento em Massa no Brasil

A Parte 1, intitulada “A Tortura como Política de Estado”, trata das novas roupagens da tortura dentro do sistema carcerário.

4) Sem pena O documentário Sem Pena retrata as adversidades vividas pelas pessoas presas e processadas criminalmente  apresentando vários depoimentos.   5) Pelo Direito de Recomeçar

"Pelo Direito de Recomeçar" - peça integrante da campanha homônima que objetivou a conscientização da sociedade sobre a importância da ressocialização no cumprimento de pena privativa de liberdade. O documentário abordou a realidade do sistema carcerário tocantinense no ano de 2013 e apresentou propostas para amenizar os problemas relatados e reinserir os detentos na sociedade através do trabalho.

  6) Juízo (Jovens infratores no Brasil)

Juízo acompanha a trajetória de jovens pobres com menos de 18 anos de idade diante da lei, entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio. Com sequências filmadas em audiências reais e durante visitas ao Instituto Padre Severino, local de reclusão dos menores infratores.

  7) O Cárcere e a Rua

Cláudia, presidiária mais antiga e respeitada da Penitenciária Madre Pelletier, deve deixar o cárcere em breve. Assim como Betânia, que vai para o regime semiaberto, e ao contrário de Daniela, que recém chegou na prisão e aguarda julgamento. Enquanto Daniela busca proteção na cadeia, Cláudia e Betânia vão enfrentar as incertezas de quem volta para a rua.

  8) Entre a luz e a sombra – Carandiru

O documentário investiga a violência e a natureza humana a partir da história de três personagens que tiveram seus destinos cruzados no complexo Carandiru, considerado até então o maior presídio da América Latina. Uma atriz que dedica sua vida para humanizar o sistema carcerário. A dupla de rap 509-E, formada por Dexter e Afro-X dentro do Carandiru. Um juiz que acredita em um meio de ressocialização mais digno para os encarcerados. Entre a Luz e a Sombra acompanha a vida desses personagens durante sete anos, a partir do ano 2000. As temáticas da prisão, crime, violência, reintegração social extrapolam para o encontro de classes sociais distintas e as mais difusas contradições do ser humano na busca de seus ideais.

  9) O Prisioneiro da Grade de Ferro

O documentário retrata a ineficácia do sistema carcerário brasileiro, sobretudo sua falha no processo de ressocialização. As lentes de Paulo Sacramento conseguem captar a desobediência a vários princípios constitucionais, principalmente em relação à dignidade do apenado e revela as condições sub-humanas a que os apenados estão submetidos no cárcere, confirmando o descaso Estatal que impera no Sistema Penal brasileiro.

10)  Justiça Documentário dirigido por Maria Augusta Ramos, sobre o sistema judiciário e o sistema penitenciário no Brasil, tendo por modelo as varas criminais e a estrutura prisional e carcerária da cidade do Rio de Janeiro, Brasil.   Fonte: Outras palavras e Youtube   .
Imagem Ilustrativa do Post: Secretaria lança programa de trabalho para detentos do regime semiaberto// Foto de: Agência Brasília// Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/22549105388/in/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/2.0/legalcode  

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura