Por Redação - 13/02/2016
A Seção Regional Nordeste 2 do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS) convida para seu 1º Encontro de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais. O evento ocorrerá entre os dias 27 e 30 de abril, na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Trabalhos para submissão serão recebidos até o dia 20 de fevereiro. Veja aqui o edital.
Confira o convite da Comissão Organizadora:
Gostaríamos de convidar todos e todas a participarem do I Encontro do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS) que ocorrerá entre os dias 27 a 30 de abril de 2016 na Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvao, bem pertinho de Aracaju. O edital de envio de trabalhos está no endereço no cartaz abaixo.
Somos professoras, professores, pesquisadoras, pesquisadores, profissionais, estudantes das diversas áreas do conhecimento e militantes de movimentos sociais do campo e da cidade, que atuam dentro e fora dos muros das universidades, e que, sentindo a necessidade de aproximação com a classe trabalhadora, através da pesquisa e da extensão, tomaram a iniciativa de organizar um espaço que transcenda à dogmática. No IPDMS, articulamos nossas disputas buscando conformar a contra-hegemonia e incluímos em nossa crítica os cortes estruturais à sociedade brasileira: classe, raça e gênero.
Dentre nossos objetivos está o de reconhecer a necessidade urgente de aproximação, do espaço e do conhecimento construído pela Universidade, com a classe trabalhadora inserida dentro dos movimentos sociais organizados de luta, e, consequentemente, fortalecer a unidade e a capacidade de organização social que estes movimentos possuem, isso, através da pesquisa e da extensão, elementos fundantes, junto com o ensino. As ações também têm como objetivo fomentar e agregar discussões no Estado, a fim de estimular a pesquisa científica sob uma perspectiva política, popular e contra-hegemônica, tendo como parâmetro as demandas reais e concretas dos movimentos de luta. Nossos princípios são a pesquisa-ação, a educação popular, o trabalho coletivo e o protagonismo estudantil e dos movimentos sociais.