Por Redação - 11/04/2016
O Poder Judiciário do Estado de Alagoas, desde o ano passado, tem empregado em audiências de conciliação a técnica da Constelação Familiar. O método, o qual foi criado pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, consiste em ouvir as partes para coletar informações pessoais que possam identificar a origem dos conflitos. O conciliador, portanto, ao ouvir todos os envolvidos percebe a história que cerca o sujeito e sua relação com os demais familiares, identificando problemas mais complexos das relações de família.
O método, que desde que iniciou em Alagoas tem 100% de conciliação em todos os atos empregados, visa principalmente humanizar as relações processuais, demonstrando que as relações que são tratadas no Poder Judiciário são constituídas por demandas propriamente humanas, conforme afirma o desembargador Domingos de Araújo Lima Neto, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NJUS).
O modelo da Constelação Familiar já é usado na Bahia, no Pará e em outros estados e vem obtendo resultados positivos e está vinculado à iniciativa da justiça brasileira em Métodos Alternativos de Resolução de conflitos.
Fonte: Conselho Nacional de JustiçaImagem Ilustrativa do Post: I wanna hold your hand // Foto de:Josep Ma. Rosell// Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/batega/1865482908/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode