Compreendendo o que é a Administração Indireta

27/07/2024

Quando se fala em Administração Indireta, muitas pessoas podem ficar confusas sobre o que isso realmente significa. Mas não se preocupe, estamos aqui para explicar de forma simples e direta.

Em termos simples, a Administração Indireta é um conjunto de entidades que têm autonomia administrativa e financeira, mas que estão ligadas ao Estado. Isso significa que essas entidades têm a liberdade de gerir seus recursos de forma independente, mas devem seguir as diretrizes do governo.

Existem quatro principais tipos de entidades que compõem a Administração Indireta: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedade de economia mista.

As autarquias são entidades públicas que têm personalidade jurídica própria e são responsáveis por prestar serviços de interesse coletivo, como saúde, educação e transporte. Exemplos de autarquias são o INSS, que é responsável por administrar a previdência social no Brasil, Banco Central e INCRA.

As fundações públicas são entidades sem fins lucrativos que têm como objetivo promover ações de interesse público, como pesquisa, educação e cultura. Exemplos de fundações públicas são a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é responsável por promover a saúde pública no Brasil, FUNAI, FUNASA e HEMOCENTRO.

Já as empresas públicas e as sociedades de economia mista são entidades que têm o capital majoritariamente público e atuam no mercado como qualquer outra empresa, visando lucro. Exemplos de empresas públicas são Caixa Econômica Federal, BNDES, ECT (Correios), são criadas somente sob forma de direito admitido e com capital 100% público, enquanto exemplos de sociedade de economia mista são Banco do Brasil, Petrobras, que é responsável pela exploração de petróleo no Brasil, Eletrobrás, que atua no setor de energia elétrica. São caracterizadas como pessoas jurídicas de direito privado e com capital misto, ou seja, público e privado.

Em resumo, a Administração Indireta é um importante mecanismo utilizado pelo Estado para garantir a prestação de serviços públicos de qualidade e promover o desenvolvimento econômico do país. Espero que agora você tenha compreendido melhor esse conceito e como ele se aplica no contexto brasileiro.

 

Nota e referência

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm.>. Acesso em: 24 de julho de 2024.

 

Imagem Ilustrativa do Post: 20170521_kodakpny135_002 // Foto de: Anthony Hughes // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/116302408@N08/34041170193

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura