Boas práticas na relação entre Justiça e Saúde

13/11/2023

Diante do alto número de processos judiciais sobre saúde, é importante que sejam adotadas medidas voltadas à qualificação da relação entre o Sistema de Justiça e os diversos setores da área da saúde (SUS, operadoras de plano de saúde, ANS, prestadores de serviço, indústria, sociedade civil, etc).

Neste sentido, o Conselho Nacional de Justiça criou o prêmio Justiça e Saúde, cuja finalidade é: “selecionar, premiar e disseminar ações, projetos ou programas voltados a orientar as políticas judiciárias para o aprimoramento das formas adequadas de soluções de conflitos envolvendo as saúdes pública, privada e suplementar.”[1]

A primeira edição foi um sucesso e o resultado pode ser encontrado aqui: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2023/11/resultado-final-premio-justica-e-saude-2023.pdf

As práticas premiadas fomentam a prevenção e a qualificação da judicialização da saúde, além de concretizar o direito à saúde em diversas formas.

Uma iniciativa laureada decorre de convênio celebrado entre operadora de plano de saúde e o Tribunal de Justiça do Tocantins – TJTO. Em resumo: ajuizada ação, antes da apreciação da liminar, o Juízo concede o prazo de 48 horas para a operadora buscar a solução do caso[2].

Em outro projeto premiado, a operadora criou um sistema de jurimetria para monitorar a judicialização da saúde no estado de Minas Gerais. Com base nas informações extraídas do sistema é possível adotar medidas de planejamento e gestão (prevenção, negociação, acordo, avaliação de desempenho, etc)[3].

Ou seja, estas e todas as outras medidas contempladas na premiação do CNJ são a demonstração de empenho de entidades da sociedade civil para facilitar o acesso à saúde e trazer melhoria na qualidade da prestação dos serviços.

Assim, merece enaltecimento o trabalho do Conselho Nacional de Justiça na criação do prêmio Justiça e Saúde e, principalmente, registro de elogio a todas as pessoas – físicas e jurídicas – que participaram do projeto.

A multiplicação de boas práticas em saúde é importante para a sociedade brasileira e deve ser incentivada com frequência.

 

Notas e referências 

[1]     BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Prêmio Justiça e Saúde. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/forum-da-saude-3/premio-justica-e-saude/. Acesso em: 12 Nov. 2023.

[2]     “Núcleo de Conciliação UNIMED Palmas Cooperativa de Trabalho Médico/TO.” Disponível em: https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/forum-da-saude-3/premio-justica-e-saude/. Acesso em: 12 Nov. 2023.

[3]     “Jurimetria da Saúde Suplementar/MG”. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/forum-da-saude-3/premio-justica-e-saude/. Acesso em: 12 Nov. 2023.

 

Imagem Ilustrativa do Post: sem nome // Foto de: CopperScaleDragon // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/copperscaledragon/26749818602

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura