"Black Mirror": Distopias de um futuro presente - Vicente Cardoso de Figueiredo e Bruno Silveira Rigon

01/11/2020

A obra que o leitor tem em mãos é fruto da união de diversos autores que possuem um sentimento em comum: apreciam, de alguma forma, o seriado britânico "Black Mirror" ou, pelo menos, sentem-se incomodados com as inquietações suscitadas na série e que, invariavelmente, provocam o pensamento. Além disso, todos eles acreditam que o conhecimento não pode ficar restrito à academia; o saber científico deve ultrapassar as suas fronteiras tradicionais e buscar expandir seus horizontes através do diálogo com as mais diversas formas de arte, dentre as quais o meio audiovisual (costumeiramente o que menos recebe atenção dos pesquisadores, seja o cinema ou até mesmo programas televisivos como os seriados).


O presente livro apresenta esse espírito transgressor inerente ao diálogo entre a arte e o conhecimento científico e, para ampliar a comunicação de forma plural aos mais diversos ramos do saber, estrutura-se na forma de coletânea de artigos, na qual os autores buscaram interpretar livremente os episódios da série "Black Mirror" desde o início da primeira temporada até o final da quarta, incluindo o especial de natal. Os artigos foram escritos por autores das mais diversas áreas do conhecimento, como o direito, a literatura, a história, a sociologia, a antropologia, a filosofia, a educação, a psicologia, a computação, o design e as ciências criminais. Nota-se, portanto, que a coletânea conta com um corpo multidisciplinar de autores que tiveram o papel fundamental de contribuir para a interpretação de cada episódio.


A introdução deste livro é uma entrevista de Augusto Jobim do Amaral realizada pelo co-organizador Bruno Silveira Rigon, transcrita e degravada por Carolina Lourdes Pergher. O desejo e inspiração de escrita desta obra partiram do curso de extensão sobre o seriado ministrado pelo entrevistado no primeiro semestre de 2017 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ? PUC/RS, do qual alguns autores da coletânea, inclusive estes organizadores, participaram.

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura