A origem do faroeste

04/08/2015

Por Luiz Ferri de Barros - 04/08/2015

"Hollywood se tornou o centro do cinema nos Estados Unidos unicamente por causa de sua proximidade de um cenário real do Oeste. Nos primeiros dias de Hollywood, os caubóis figurantes eram recrutados nos bares de Los Angeles, então ainda uma cidade de fronteira", afirma Jon E. Lewis, escritor e crítico inglês em Os melhores contos de faroeste - uma antologia de histórias clássicas da fronteira americana (José Olympio, 2004), obra já apresentada por Renato Pompeu na edição de 21-23 de maio do DCultura, a partir da qual aqui apresento comentários complementares.

O gênero faroeste ressurge com nova força a cada vez que aparentemente se esgotou. É possível perceber isto facilmente no cinema, como quando recentemente Clint Eastwood apresentou Os imperdoáveis, ou quando Paul Newman e Robert Redford encantaram platéias com Butch Cassidy, para citar dois exemplos, ou ainda quando Jane Fonda e Lee Marvin fizeram o mundo rir em Cat Baloo.

Adorado por milhões em todo o mundo, e execrado por outros tantos, a força do gênero deriva em grande parte do fato de que o faroeste corporifica o Mito Americano, contendo alguns dos principais elementos da identidade nacional dos estadunidenses.

A evolução verificada nas histórias de faroeste desde o tempo do cinema mudo, passando por John Ford, até os dias de hoje, e nos seriados de televisão, corresponde a modificações ou variações do gênero que se encontram nos contos e romances de faroeste –  na literatura portanto.

Do ponto de vista artístico, o faroeste é um dos grandes gêneros da literatura mundial, destacando-se por ser considerado a única forma de arte verdadeira americana. Basicamente apresenta duas vertentes, a popular e a literária. Considera-se como a vertente literária do gênero as obras, sejam contos, novelas ou romances, de escritores reconhecidos como grandes autores, tais como Mark Twain e Jack London, por exemplo.

A vertente popular foi disseminada pelos romances baratos, de grande tiragem, a partir do final dos anos 1800 e após 1919 pelas revistas de ficção pulp, assim denominadas pelo tipo de papel barato que usavam, que se constituíam, afinal, numa espécie de gibi, para as quais os autores escreviam em assombrosa velocidade e quantidade, sendo remunerados à base de um centavo por palavra. Estas histórias seguiam fórmulas, que se modificaram ao longo do tempo e por isto esta vertente é chamada de faroeste-de-fórmula, com característicos personagens e enredos previsíveis. Mas, mesmo escrevendo rápido, pela necessidade de dinheiro, dentro das exigências de sua profissão, muitos destes escritores produziram textos excepcionais, fixando tipos e personagens característicos e produzindo inumeráveis best-sellers. Entre os mais conhecidos, encontram-se Zane Grey, Louis L´Amour e Max Brand (um dos vinte pseudônimos usados por Frederick Faust).

Quem assistiu aos seriados de TV da década de 1960 deve lembrar-se de O virginiano. A série baseou-se em romance de Owen Wister, de 1902, que incluiu o primeiro tiroteio de faroeste na narrativa e estabeleceu uma das primeiras fórmulas: o herói é uma figura romântica, com um código de honra gravado no coração e um revólver de seis tiros na cintura, arquétipo que sofrerá mutações, em especial após a Segunda Guerra, quando o mocinho ainda continua vencendo, porém não mais de forma impoluta como no padrão do virginiano. No limite, o gênero chegou a fórmulas hiper-realistas e complexas, em que os mocinhos são tão imorais quanto os bandidos.

Vários dos tipos característicos do faroeste representam incisiva crítica social, nem sempre percebida pelo leitor ou pela platéia de cinema envolta no entretenimento. O capitalismo é fustigado ou ridicularizado pelas figuras maldosas de banqueiros e magnatas das ferrovias. A prostituta e o jogador de pôquer de bom coração estão a serviço do reconhecimento do valor humano dos socialmente proscritos. Os índios retratados inicialmente como selvagens desprezíveis passaram a receber tratamento diferente, em especial a partir da obra de Dorothy M. Johnson, de que o conto Um homem chamado cavalo, de 1953, é uma das peças mais conhecidas por ter sido transformada em filme de grande sucesso, estrelado por Richard Harris, em 1970.

Existe um parentesco entre as histórias de faroeste e as histórias policiais de detetives americanos, por vezes verdadeiros caubóis do asfalto. Esses traços de similaridade não se devem apenas à transposição dos mesmos arquétipos do herói americano para tempos e ambientes diferentes, mas também ao fato de que vários escritores influentes transitaram de um gênero para outro.

Embora já existissem histórias ambientadas no Oeste, as escritas por James Fenimore Cooper, entre as quais O último dos moicanos, de 1826, são consideradas as que definiram claros contornos iniciais para o gênero, o que lhe valeu o reconhecimento como pai do faroeste. Seu personagem Natty Bumppo foi baseado no batedor de fronteira da vida real, Daniel Boone, e este também é um traço característico dessas histórias que evocam figuras legendárias que existiram de verdade, como Buffalo Bill e outros.


Resenha de:

Os melhores contos de faroeste - uma antologia de histórias clássicas da fronteira americana. José Olympio, 2004 obra apresentada por Renato Pompeu na edição de 21-23 de maio do DCultura.

Originalmente publicado no Diário do Comércio, São Paulo, 2004.


Luiz Ferri de Barros é Mestre e Doutor em Filosofia da Educação pela USP, Administrador de Empresas pela FGV, escritor e jornalista.

Publica coluna semanal no Empório do Direito às terças-feiras.                                        

E-mail para contato: barros@velhosguerreiros.com.br 


Imagem Ilustrativa do Post: Cowboy // Foto de: Kevin Zollman // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/36144637@N00/159627088 Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode


O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.


 

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