A função da lei de diretrizes orçamentárias

06/04/2024

A Lei de Diretrizes Orçamentárias, mais conhecida como LDO, é um assunto que pode parecer um bicho de sete cabeças para muita gente, mas na realidade não é tão complicado assim. A LDO tem uma função muito importante no nosso país e é por isso que vale a pena entender um pouco mais sobre ela.

Você já se perguntou quando e por que surgiu a Lei de Diretrizes Orçamentárias? Bom, a LDO foi criada em 2000 como parte da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ela veio para garantir que o governo faça um planejamento mais eficiente dos gastos públicos, evitando desperdícios e garantindo que o dinheiro seja bem utilizado.

E para que serve a LDO? Basicamente, ela funciona como um guia para a elaboração do orçamento público. É nela que são estabelecidas metas e prioridades para o governo, além de orientar os gastos em áreas como saúde, educação, segurança, entre outras. Ou seja, a LDO ajuda a garantir que o dinheiro dos impostos seja usado da melhor maneira possível, de acordo com as necessidades do país.

A LDO tem algumas especificidades que vale a pena destacar. Ela é elaborada anualmente pelo governo e tem uma duração de um ano. Além disso, a lei estabelece os parâmetros para a elaboração da Lei Orçamentária Anual, que é o documento que detalha o orçamento público de cada ano.

Portanto, a LDO é uma ferramenta importante para a gestão do dinheiro público. Ela ajuda a garantir transparência, eficiência e responsabilidade na administração dos recursos do país. Entender um pouco mais sobre a LDO pode ser útil para todos nós, afinal, é o nosso dinheiro que está em jogo.

 

Nota e referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 05 de abril de 2024.

 

Imagem Ilustrativa do Post: 2560px still from the 'Monkaa' Creative Commons Attribution 'open movie'. // Foto de: Futurilla // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/futurilla/35371308085

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura