Por Redação - 19/02/2017
Na última sexta-feira, através do Diário Oficial da União, o Ministério da Integração Nacional reconheceu situação de emergência em oito cidades atingidas por desastres naturais. A portaria tem vigência de 180 dias.
As cidades de Olho d’Água Grande, em Alagoas, e Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino e Remanso, na Bahia, sofrem com longos períodos de seca e estiagem, enquanto Catalão-GO e Francisco Morato-SP passam por chuvas intensas. Já em Campo Novo do Parecis-MT e Cunhataí-SC, são as enchentes que dão causa ao estado emergencial.
O reconhecimento federal permite que as prefeituras dos municípios solicitem o apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações emergenciais de socorro, assistência e recuperação de áreas atingidas. Contudo, para ter acesso a recursos emergenciais, os municípios devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).
Fonte: Ministério da Integração NacionalImagem Ilustrativa do Post: Enchente nas Ilhas // Foto de:Editorial J // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/editorialj/22391126466/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode